Finanças Pessoais

Confira essas dicas para se aposentar antes dos 40 anos

[mp_script_post_header]

Aposentadoria, normalmente, é um assunto ouvido pelas rodas de conversas de quem já está pensando em parar de trabalhar e ter um descanso merecido. Ainda que seja um tema mais popular entre todas as idades agora, por causa da Reforma da Previdência, é de preocupação de pessoas que já trabalham há bastante tempo.

No entanto, sabia que é possível aposentar-se antes dos 40 anos? Principalmente para os mais velhos — por conta da visão que se foi criando de que esforço, suor e trabalho duro devem permanecer durante toda a vida — essa é uma ideia inimaginável. Hoje, a maior parte dos trabalhadores se aposentam com mais de 60 anos e é estranho pensar na possibilidade de conseguir esse benefício tão mais cedo.

Mesmo que não seja antes dos 40, a aposentadoria um pouco antecipada, seja dois ou cinco anos, ainda é algo difícil de ser conquistado pelos meios tradicionais. Por sorte, existem outros caminhos para que isso se concretize: basta juntar dinheiro o suficiente para parar de trabalhar. Parece ainda mais improvável, não é?

Muito pelo contrário! A princípio, é comum acreditar que multiplicar o patrimônio por anos é algo impossível de ser feito, principalmente quando consideramos décadas a frente. Mas, ao analisar o cenário atual, é inevitável visualizar um futuro de incertezas, então é preciso fazer certo esforço para se garantir financeiramente.

Como é o cenário atual brasileiro para a aposentadoria?

Hoje, a maioria dos brasileiros podem garantir a aposentadoria por meio do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que é liberado ao atingir determinada idade — mulheres, 60 anos e homens, 65 — ou certo tempo de contribuição, que varia entre 30 e 35 anos. Aqui, já é fácil notar a dificuldade desse benefício: é preciso começar muito cedo para conseguir se aposentar.

À parte disso, ainda existem outras maneiras, mais flexíveis e mais rentáveis, que podem levar o trabalhador ao mesmo objetivo: viver de forma tranquila e sem preocupações financeiras. Entre essas opções estão a previdência privada e os investimentos, cuja escolha depende do plano de previdência, dos recursos e até da corretora escolhida para aplicar.

Como se aposentar mais cedo?

A ideia principal é envolver alguns fatores essenciais no planejamento financeiro pessoal para a aposentadoria:

  • quanto tempo até se aposentar?
  • qual a renda desejada na aposentadoria?
  • quanto do orçamento atual será possível poupar para fazer um bom investimento?

Lembre-se de que quanto maior o tempo até parar de trabalhar, maior poderá ser a quantidade de dinheiro disponível para usufruir desse valor. É preciso também ter em mente, nesses cálculos, que a estimativa de vida dos brasileiros tem aumentado cada dia mais, por isso, é preciso ter ainda uma margem para reserva. Além disso, existem outras dicas que podem deixar o sonho da aposentadoria antecipada mais perto.

Deixe o INSS de lado

Com a expectativa de vida crescente, foi-se criando um rombo financeiro nas contas do INSS, com déficit de R$86 bi em 2015 e R$150 bi em 2016. Na prática, significa que o número de contribuintes é cada vez menor e a aposentadoria pelo instituto é bastante incerta — ainda são válidas as aposentadorias por invalidez ou doença, mas o valor para os aposentados cai progressivamente.

Estude uma fórmula própria

Não existe apenas uma forma de se aposentar com tranquilidade, pois cada pessoa tem particularidades nas finanças, em que determinados meios são mais válidos que outros. Não é possível buscar atalhos ou receitas pré-prontas, o que vale é estudar, pesquisar e garantir um caminho próprio. Quanto antes essa análise for feita, melhor.

Economize e invista

Assim como na execução do planejamento, quanto antes começarem as economias, melhor também. Vale muito mais a pena sempre destinar uma parcela do salário para aplicar na aposentadoria do que ir em busca da renda dos sonhos. Quanto ao investimento, existem diversas opções disponíveis — Tesouro Direto, Letras de Crédito ou Fundos de Investimentos — para escolher, tudo vai depender do valor disponível, dos prazos e do rendimento.

É muito importante, nesse momento, que tudo se torne parte da rotina: trata-se de uma mudança de vida, não é apenas economizar dinheiro. Assim, quando menos se espera, esse hábito já será parte do dia a dia! Com isso, mesmo quem não possui muitos recursos pode se aposentar antes dos 40 anos.

Leave a Comment

Your email address will not be published.


Talvez você também goste