Comportamento

10 dicas para tornar a comida dos pequenos mais saudável e atraente




Foto: Reprodução/Divulgação

1. Misture alimentos atrativos aos menos aceitáveis

Beterraba com milho, que pode ser consumido como guarnição ou salada.

2. Leve a criança ao mercado para conhecer os produtos (forma, cor, textura, cheiro) antes da preparação

Na preparação de sopas em aulas do Mopi, há essa experiência de conhecimento dos alimentos e, ao final, por exemplo, as crianças experimentam, tomam a sopa.

3. Faça desenhos no prato com alimentos

Por exemplo, um coqueiro feito de tronco de banana, folhas de kiwi, cortadas em formato de meia lua, e gomos da tangerina para simbolizar a areia. Pode ser feito também um rosto, com cabelo de macarrão, olhos de ovo, nariz de cenoura e boca de vagem.

4. Insira o Suco verde no cardápio

Receita: couve, com suco de laranja ou maracujá, fruta mais preferida pela criançada. Ele se destaca pela quantidade de fibra da couve, um vegetal verde escuro (alimentos ricos em fibra e ferro) geralmente recusado por crianças. Propriedades de couve: rica em minerais como ferro, cálcio, fósforo e de vitaminas como A, C e do complexo B.

5. Introduza alimentos geralmente rejeitados por meio de receitas atrativas

É ideal para criança que rejeita legumes e passa a aceitá-los em forma de doce. Faça um Beijinho de mandioca. Receita: amasse o aipim e passe no coco ralado. Propriedades da mandioca: trata-se de um alimento com alto valor energético.

6. Crie alimentos saudáveis que, quando prontos, tenham formas atrativas e diferentes das originais

Por exemplo, docinho de beterraba “da Barbie”. O vegetal não tem boa aceitação pelas crianças, em geral. O interessante é que ele fica rosa. Bata a beterraba, esprema, fique só o sumo dela. Adicione açúcar mascavo e quinoa em flocos. Propriedades da beterraba: alimento rico em vitamina A que auxilia no bom funcionamento da visão, e vitamina C. Propriedades do açúcar mascavo: por não passar pelo processo de refinamento, o açúcar mascavo mantém todas as vitaminas e minerais contidos na cana de açúcar. Sua caloria é bem menor que o do açúcar de mesa (açúcar branco).

7. Estimule a imaginação, mergulhando no universo infantil dos desenhos e personagens ao dar nomes aos pratos

Arroz integral do Hulk (com brócolis). Pode dar o nome de qualquer personagem que a criança goste. Por exemplo, do huck para que ela fantasie. Propriedades do arroz integral: possui maior quantidade de fibras alimentares e minerais como selênio e manganês, que são perdidos durante o processo de polimento.

8. Faça receitas que possam ser preparadas em casa

Barra de cereal de banana – banana amassada, aveia em flocos, granola e suco de laranja. Propriedades da barra de cereal caseira: não possui adição de conservantes, a banana é uma fruta bem aceita pela maioria das crianças em qualquer idade e suco de laranja é rico em vitamina C .

9. Crie receitas de frutas saudáveis e gostosas

Bolo integral de baunilha com frutas (qualquer fruta cortada em cubos). A receita voltada para crianças que não aceitam frutas com facilidade. Como bolo é uma preparação bem aceita entre os pequenos, ela une o útil ao agradável.

10. Faça receitas saudáveis que possam ser consumidas depois e fora de casa ou do ambiente escolar

Bala de gelatina (estilo bala fini): dissolva a gelatina incolor na água quente e ponha suco de fruta cítrico para dar mais sabor. Leve à geladeira de um dia para o outro para dar consistência. E a criança ainda pode brincar com a receita, colocando a bala em forminhas. O doce pode ser levado à escola, que não será desfeito, pois não volta ao estado líquido. As vantagens são a gelatina incolor, que não possui corante, substância que pode fomentar alergias nos pequenos, e também a quantidade de açúcar é extremante menor que as balas convencionais.

*Dicas da nutricionista do colégio Mopi, Cíntia Ferreira
Continua após a publicidade..