Comportamento

25% dos homens têm a vida afetada pela incontinência urinária




Foto: Reprodução/Divulgação

A incontinência urinária é uma condição muito comum em grande parte dos homens, e está diretamente relacionada a fatores como a idade e o câncer de próstata. É importante entender além da causa, quais são os sintomas e os tratamentos indicados para cada paciente.

Os sintomas mais comuns apresentados são: necessidade extrema de urinar e perda de urina constante. O diagnóstico é realizado por meio de exames físicos e complementares, realizados em consultório médico. Entre eles, estão o de urina, ultrassonografia, raio X da bexiga, exame urodinâmico e diário miccional.

“O tratamento adequado só pode ser recomendado após entendimento do diagnóstico, pois existem diferentes tipos e níveis de incontinência urinária e o tratamento pode envolver terapia comportamental, reabilitação pélvica, estimulação elétrica e cirurgia – para casos que não respondem bem ao tratamento clínico”, conta o médico urologista Dr. Paulo Rodrigues.

De acordo com o médico, atualmente cerca de 25% dos homens apresentam esta condição. Entretanto, muitos não procuram tratamento médico e ajuda devido à vergonha e ao constrangimento.

Continua após a publicidade..