Comportamento

Alimentação pode ser aliada no controle da ansiedade




Segundo Rita Maciel, coordenadora de Nutrição do Hospital São Lucas Copacabana, muitas são as formas de tratamento da ansiedade, sendo a alimentação correta uma das maneiras de amenizar os principais sintomas – que incluem preocupação excessiva com detalhes ou situações rotineiras, dificuldade de concentração e problemas para dormir. Alimentos com alta concentração de zinco, como castanha-de-caju, bife de fígado e ovo, vêm sendo relacionados com a diminuição dos sintomas da ansiedade.

“A vitamina C é conhecida por diminuir a secreção de cortisol, um hormônio que o corpo libera quando entramos em um estado de estresse contínuo. Consumir alimentos ricos nessa vitamina, como laranja, limão, abacaxi, morango, tomate, brócolis e espinafre, beneficia o sistema nervoso e mantém a sensação de relaxamento por mais tempo”, explica a nutricionista.

Já as carnes brancas – como aves e peixe – e vermelhas são boas fontes de triptofano, um tipo de aminoácido que estimula a produção de serotonina, um neurotransmissor que regula os níveis de ansiedade e ajuda a relaxar para dormir. A taurina, outro aminoácido que influencia no controle da ansiedade, também está presente nas carnes.

Famoso por sua capacidade de trazer a sensação de bem-estar, o chocolate contém flavonoides, que, segundo Rita, também aumentam a produção de serotonina e favorecem o bom humor. Na hora de consumir, a preferência é pelo tipo amargo, que tem mais flavonoides do que a versão ao leite.

Continua após a publicidade..