Comportamento Moda & Beleza

Bicarbonato de sódio retira cutículas e age como esfoliante

Normalmente usado para limpar bem a casa e substituir o fermento em preparações culinárias, o bicarbonato de sódio também pode ser um aliado na rotina de beleza feminina. Isso porque, além de ser barato e fácil de encontrar no mercado, ele oferece bons resultados no que diz respeito à aparência das unhas, à esfoliação da pele e ao controle do mau cheiro provocado pelo suor.

Com propriedades que ajudam a limpar profundamente a cutícula e tratar as unhas afetadas por fungos, o composto pode se usado para facilitar o trabalho das manicures de plantão.

De acordo com Marcelo Bellini, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD), basta mergulhar os dedos, depois de retirar o esmalte das unhas, em uma mistura formada por uma colher (de sopa) de bicarbonato de sódio e um copo de água morna, para facilitar a remoção das cutículas.

Dessa forma, ele amolece a cutícula e prepara as unhas para a aplicação da base e do esmalte. Com isso, os ativos hidratantes presentes nos produto, como óleo de banana e fortificantes, penetram mais rapidamente e todos os benefícios de sua fórmula são absorvidos, explica o especialista.

Multifuncional, o bicarbonato também é uma alternativa aos esfoliantes vendidos em farmácias e perfumarias, já que é considerado uma substância abrasiva. Por conta disso, ele deixa a pele mais lisinha de forma simples e fácil: basta juntá-lo em partes iguais ao sabonete líquido e aplicá-lo na pele do corpo com movimentos circulares, uma vez por semana. O ritual da esfoliação é ideal para a renovação celular porque remove as células mortas e colabora para uma maior penetração dos ativos hidratantes, firmadores e antioxidantes usados ao longo da rotina de cuidados.

No rosto, ele é indicado, principalmente, para peles oleosas, pois ajuda a tratar os cravos. As substâncias desse ingrediente também agem na redução dos poros, pois limpam e facilitam a penetração de ativos que equilibram a atividade da glândula sebácea afirma.

Versátil, o item doméstico pode, inclusive, combater os maus odores provocados pelo suor. Isso ocorre porque ele ajuda a regular o pH da pele em contato com o suor, evitando a proliferação de bactérias e os efeitos característicos da sua produção, explica Bellini.

Para aproveitar esse benefício, a dica é acrescentar o ingrediente a algum hidratante ou desodorante. Cuidados Embora ofereça bons resultados no quesito beleza, o bicabornato de sódio, por se tratar de uma solução caseira, deve ser usado com bastante cautela. Quando manipulado de forma incorreta, ele pode causar irritações, coceira e vermelhidão em peles sensíveis, alerta. Além disso, jamais deve ser aplicado após a depilação para não causar reações adversas como alergias.


Talvez você também goste