Comportamento

Conheça 5 marcadores do envelhecimento da pele




Foto: Reprodução/Divulgação

Definitivamente, a exposição solar sem fotoproteção é o mais importante agressor da pele, pois leva a um dano cumulativo relacionado com mudança nas bases do DNA, com consequente fotoenvelhecimento precoce, inflamação, melasma e um aumento do risco de cancerização, segundo a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Mas ele não é o único agressor da pele. Muita coisa também influencia na saúde cutânea e a médica explica:

Fumo

A nicotina reduz o fluxo sanguíneo para pele, o que significa que a pele não consegue obter oxigênio e nutrientes suficientes. Além disso, o hábito de franzir os lábios para segurar um cigarro ou apertar os olhos para evitar a fumaça podem aprofundar as linhas e levar a mais rugas nessas áreas. Embora os antioxidantes como a vitamina A e C possam aliviar algum dos danos, a única correção segura é parar de fumar.


Má alimentação

O primeiro passo para manter uma pele saudável é uma alimentação equilibrada, com consumo equilibrado de alimentos como fibras, antioxidantes e gorduras boas.

Privação de sono

Muito além das olheiras, a falta de sono envelhece a pele ao diminuir a defesa antioxidante natural. A médica diz que uma importante estratégia, além de dormir o período ideal, entre 7 e 9 horas, é cuidar bem da pele antes de dormir, de preferência utilizando substâncias que vão potencializar a ação de reparo e regeneração celular.

Não lavar o rosto antes de dormir

Depois de um longo dia às vezes temos preguiça de retirar a maquiagem e lavar a face porém o acúmulo da sujeira, óleo e poluição, além da maquiagem, pode levar a inflamações e envelhecimento.

Tomar banhos longos e muito quentes

Chuveiros muito quentes podem melhorar as dores musculares e o mau humor, porém eles vão deixar sua pele ressecada e descamando.

Continua após a publicidade..