Comportamento Saúde & Bem-estar

Crianças com câncer devem ter cuidados especiais no inverno

[mp_script_post_header]

Com a chegada do inverno, no dia 21 de junho, as temperaturas tendem a cair cada vez mais e a população fica mais propensa a adquirir doenças respiratórias, principalmente as crianças. Pessoas em tratamento oncológico, como a quimioterapia, são ainda mais suscetíveis a essas doenças porque o sistema de defesa do organismo fica debilitado, o que dificulta para o paciente combater o processo infeccioso, permitindo que se ele instale e progrida. Qualquer infecção no paciente com câncer em tratamento pode ser ameaça de vida, alerta a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE).

De acordo com Carla Macedo, oncologista pediátrica e membro da SOBOPE, um resfriado comum em crianças e adolescentes pode evoluir para infecções graves, como pneumonias extensas, levando à internação hospitalar. “É de extrema importância conversar com o seu médico sobre a possibilidade de tomar a vacina da gripe, inclusive durante o tratamento, a vacina é gratuita para pacientes imunocomprometidos, como é o caso dos tratados com quimioterapia”.

Carla ainda explica que devem ser evitados ambientes com aglomeração de pessoas, mal ventilados e úmidos, além de contato com pessoas doentes. O que é recomendado para auxiliar na prevenção dessas doenças é higienizar as mãos com frequência, ter uma alimentação saudável, primordialmente utilizar roupas quentes e agasalhar as extremidades do corpo, como mãos, pés e cabeça, esta que fica desprotegida devido à queda de cabelo.


Talvez você também goste