Comportamento Moda & Beleza

De chá a aveia: produtos caseiros garantem a beleza da pele

As farmácias e perfumarias estão lotadas de produtos para cuidar da saúde e da beleza da pele, mas, às vezes, a solução para essa tarefa pode estar mais perto do que se imagina. Para quem deseja mais facilidade na hora de ficar de bem com o espelho, alguns produtos disponíveis em casa podem ajudar com a mesma eficiência dos cosméticos tradicionais. Duvida? Então, confira, a seguir, seis itens que podem deixar a sua cútis macia e radiante.

Chá verde
Conhecido por acelerar o metabolismo e auxiliar no processo de emagrecimento, o chá verde também pode ser benéfico para as olheiras por conta da cafeína. De acordo com Karla Assed, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da American Academy of Dermatology (AAD), a substância realiza a vasoconstrição (processo de contração dos vasos sanguíneos) da região. “Ele ajuda a diminuir os vasos da pálpebra inferior e estimula o tônus e a microcirculação, amenizando as olheiras arroxeadas”, explica.

Para usufruir do efeito proporcionado pelo ingrediente, o ideal é prepará-lo com um saquinho de chá e dois copos de água e colocá-lo na geladeira. “Depois, basta fazer a compressa por dez minutos e trocar o algodão sempre que esquentar”, ensina.

Azeite
Mais usado para temperar saladas e preparar outros pratos, o azeite também pode ser um ótimo hidratante. “Ele forma uma camada oleosa sobre a superfície da camada córnea, promovendo a retenção de água. Dessa forma, a umidade é mantida e as rachaduras típicas do inverno diminuem”, afirma Silvia de Mello, dermatologista da Clinica Ivo Pitanguy, do Rio de Janeiro. Algumas gotinhas do óleo podem ser aplicadas diretamente na pele do rosto e do corpo com uma suave massagem.

Aveia
Ainda no quesito hidratação, outro produto caseiro eficiente é a aveia. “Ela é um potente emoliente e tem poder restaurador, principalmente nas áreas comprometidas por eczema atópico (processo inflamatório crônico da pele caracterizado por lesões avermelhadas, que coçam muito e, às vezes, descamam) e doenças inflamatórias”, aponta Silvia. Por isso, uma boa forma de utilizá-la é colocá-la na água antes do banho de banheira ou inseri-la em receitas de máscaras caseiras.

Açúcar
Todo mundo já ouviu falar que a esfoliação é essencial para deixar rosto e corpo macios. O açúcar pode ser parceiro nesta tarefa, pois funciona como um esfoliante natural. “Ele é interessante porque retira as células mortas da pele, deixando-a com um aspecto mais limpo e radiante. Além disso, renova a camada mais externa da cútis e melhora as funções normais de proteção e hidratação”, ressalta Silvia. Segundo a dermatologista, vale a pena investir na esfoliação corporal com o ingrediente, juntamente com o mel, duas vezes por semana.

Condicionador
Para quem tira os pelinhos indesejados com lâmina, a dica é usar condicionador antes da prática. De acordo com Silvia, o produto de cabelo ajuda na depilação porque possui substâncias lubrificantes, como silicones, que fazem a lâmina deslizar com mais facilidade.

Esparadrapo
Quem nunca errou no traço do delineador para fazer aquele “efeito gatinho”? Além da mão firme, o esparadrapo microporo também pode colaborar nesta tarefa. Para isso, basta cortar um pedaço do produto e colá-lo entre o final dos olhos e o final da sobrancelha, na diagonal. Em seguida, deve-se fazer o traço do delineador na pálpebra, rente aos cílios superiores, e, em seguida, a “linha do gatinho” bem rente ao microporo. A maquiagem vai ficar retinha e a sua pele ainda mais bonita.


Talvez você também goste