Comportamento

Dez coisas que o bebê pode fazer dentro da barriga da mamãe




Foto: Reprodução/Divulgação

Um lugar fechado, molhado e um pouco solitário.

Esse cenário faz parte da vida de todo mundo, quando, no começo da nossa existência, passamos pela experiência de ser gerado no útero da mãe. Já imaginou como é viver em um lugar assim por longos nove meses?

Pode não ser dos melhores lugares do mundo, mas com certeza, não é nenhum pouco chato. O bebê consegue fazer várias coisas na barriga da mãe, e quem tá do lado de fora, também consegue interagir bastante com ele..

Confira cinco coisas que o bebê pode fazer ainda dentro da barriga da mamãe:


1. Fazer xixi

Isso mesmo! O bebê começa a fazer xixi ainda no útero da mãe. Mas não se preocupe, o líquido amniótico é composto em 90% por xixi. O bebê ingere o líquido, e coloca para fora em forma de xixi. Depois ingere novamente, e assim vai….


2. Bater palmas

Se você está contente, bata palmas! Na verdade, além de feliz, o bebê está se exercitando, e já dando os primeiros passos rumo ao desenvolvimento da coordenação motora!

3. Bocejar

Lá pelo quinto mês de gravidez, o bebê começa a bocejar. Isso pode ser visto pelo ultrassom e costuma deixas mamães e papais amolecidos. Que soninho bom!


4. Soluçar

Não precisa dar sustos no bebê para ele parar de soluçar. É comum que as crianças comecem a solução após o terceiro mês de gestação. Segundo os médicos, elas estão fortalecendo o sistema respiratório.


5. Chupar o dedo

Que graça! Outro “exercício” bem válido para o nenem. É chupando o dedo que a criança fortalece a musculatura do rosto. E ainda rende fotinhos bem legais no ultrassom. Isso acontece depois de 12 semanas de gravidez.

Foto: Reproduçã0/Divulgação

6. Ouvir

Sim, bebês podem ouvir tudo ao seu redor, mesmo dentro da barriga da mãe. Por isso, alguns médicos incentivam às mamães a ouvirem música e até conversar com a criança. Isso estimula a atividade cerebral do feto. Contas histórias é, também, sempre uma boa ideia.


7. Diferenciar a luz

Os olhos humanos são realmente muito frágeis. Tanto é que o feto só abre os olhos depois do sétimo mês de gestação, e logo ao nascer, a criança ainda precisa de algum tempo antes de encarar o clarão da vida. Alguns médicos acreditam que dentro o útero, o bebê consegue diferenciar a intensidade da luz ao redor da barriga da mãe, e até reagir a essa luz. Curioso, não?


8. Diferenciar o gosto

Quando uma grávida fala que “precisa comer por dois”, ela não está brincando. O feto realmente se alimenta do que a mãe come, e ainda mais, ele consegue sentir gostos e saber o que é “bom” ou “ruim” para ele. Isso mesmo! Bebês já têm paladar mesmo antes de nascer. Especialistas indicam que a mãe tente vários tipos de comida, assim, podem estimular o gosto do bebê.


9. Sonhar

Durante toda a gestação, bebês dormem até 95% do tempo! Haja sono! Pesquisadores apontam que durante esse tempo de sono, a criança é capaz de sonhar.



10. Gestos

São vários os gestos que bebês podem fazer. Desde um “joinha”, sinal de vitória, piscadinha com o olho e muitos outros gestos. O útero é, na verdade, um parque de diversão sensorial para a criança. Vale tudo!

Continua após a publicidade..