Comportamento Moda & Beleza

Oito cuidados antes de dormir garantem a beleza pela manhã

Com certeza você já ouviu falar que dormir, pelo menos, oito horas por noite faz bem para a saúde e beleza da pele Mas, além da quantidade de horas de descanso, existem cuidados especiais que feitos antes de uma boa noite de sono, dão uma forcinha extra para uma pele mais bonita.

Ao todo, são oito truques de beleza que, feitos religiosamente, dão conta do corpo e do rosto para que você acorde mais bonita e bem disposta. Porém, antes de tudo, é preciso conhecer seu tipo de pele.

“Antes de recorrer aos tratamentos, é necessário uma avaliação com dermatologista para reconhecer as necessidades de sua pele, com relação à oleosidade e o tratamento necessário”, orienta Débora Figueira, pós-graduada em dermatologia e professora do curso de pós-graduação em tricologia da Fundação Pele Saudável. De posse dessa informação, confira, a seguir, oito dicas da dermatologista e saiba como fazer de seu descanso um verdadeiro sono da beleza.

Retirar a maquiagem
Quem nunca dormiu maquiada depois de uma festa ou de um dia cansativo de trabalho? Segundo Débora Figueira, isso jamais pode acontecer. “A retirada da maquiagem deve ser realizada diariamente antes de dormir“, ressalta. Os próprios cosméticos acumulam impurezas na pele, como pó, poluição e o suor. Ao não serem removidos antes de dormir, podem causar acne ou até uma outra infecção mais greve na pele. Além disso, no longo prazo, o mau hábito de pode deixar os poros abertos e a pele sem brilho. Para a remoção, Débora indica demaquilantes e tônicos, capazes de retirar qualquer resíduo da pele.

Limpar
A higienização da pele é um passo essencial para retirar as impurezas acumuladas durante o dia. “Essa prática auxilia no controle da oleosidade e no preparo da pele para os demais tratamentos, como a hidratação”, ensina Débora. Para peles oleosas, a dermatologista indica cosméticos com ácido salicílico e enxofre. Já quem tem pele seca, deve ficar atenta ao PH do sabonete. “O ideal é que se mantenha em torno de 5,5.” Os valores mais altos podem irritar essa pele, que costuma ser mais sensível.

Esfoliar
O uso do esfoliante promove uma renovação da epiderme porque retira as “células mortas” que ficam na camada córnea e já perderam o núcleo. “Esse processo deixa a pele mais macia, lisa, viçosa e com maior capacidade de receber tratamentos.” A dermatologista indica a prática, em média, a cada quinze dias ou, no mínimo, semanalmente. O intervalo só não pode ser menor do que sete dias, para não agredir a cútis.

Hidratar
O cuidado com a hidratação da pele deve ser diário. Débora recomenda hidratantes que equilibram o nível de água na pele, mas é preciso ficar de olho no rótulo. “Para peles oleosas, o ideal é optar por substâncias com veículo em sérum ou oil-free (livre de óleo).” Já as secas, podem usar os produtos em creme tranquilamente, de acordo com a dermatologista. A pele do corpo também não deve ser deixada de lado. “Usar hidratantes logo após o banho favorece a absorção e aumenta o resultado dos ativos.”

Tratar problemas de pele
À noite é o melhor horário para fazer tratamentos contra a acne, manchas, flacidez e outros problemas de pele. “Neste período não há risco de sensibilização, especialmente devido a não exposição ao sol”, explica a dermatologista.

Não misturar cremes
É importante lembrar que cada região do rosto tem um tipo de pele. Diferentes texturas, hidratações e sensibilidades. Por isso, nada de misturar cremes para agilizar a rotina de beleza. A área dos olhos, por exemplo, é mais fina. Por isso, merece produtos adequados. Eles cumprem melhor sua função, não irritam, nem provocam lesões. A aplicação também é diferente. “Deve ser feita com movimentos leves e delicados, do canto interno para o externo dos olhos.” Já para quem tem olheiras, produtos à base de vitamina K são boas opções. “Outra dica é colocar sachês de chá de camomila gelado sobre os olhos. Realmente funciona”, garante Débora.

Não se esquecer dos lábios
É comum se deparar com pessoas que cuidam corretamente de todo o rosto, mas não se lembram da boca. Os mesmos cuidados com a pele devem ser tomados com os lábios, especialmente nesta época de outono/inverno. Durante a noite, a dermatologista indica produtos à base de D-pantenol que promovem hidratação profunda. “Hidratantes à base de ácido hialurônico também levam a um ótimo resultado.”

Colocar meias nos pés
Passar hidratante nos pés antes de dormir e depois vestir meias, também é uma dica valiosa. Essa prática garante melhor absorção dos princípios ativos do creme. Os mais indicados são os que possuem ingredientes com alto poder emoliente, como ureia, lactato de amônia, óleo de amêndoas e semente de uva.


Talvez você também goste