Comportamento Saúde & Bem-estar

Tecnologia 3D deve por fim ao molde de gesso e silicone

Os moldes em gesso feitos a mão estão com os dias contatos na odontologia. Alguns consultórios e laboratórios estão adotando equipamentos modernos que realizam trabalhos em 3D com mais agilidade e conforto trazendo benefícios para os dentistas e os pacientes.

Essa tecnologia por escaneamentos e modelos virtuais em 3D detalham a arcada dentária e substituem as moldagens feitas com silicone ou em gesso. “Esse método traz mais conforto ao paciente e mais agilidade na entrega dos trabalhos, mantendo a mesma precisão final. Com essa tecnologia também é possível fazer estudos funcionais da articulação dos pacientes, além de projetos”, diz Joel Mauri dos Santos, dentista e especialista em odontologia estética, que acaba de investir no aparelho.

A grande vantagem é que, um trabalho que demoraria semanas e precisaria de várias consultas para ser realizado, pode ser finalizado em um dia. “Até pouco tempo não imaginávamos fazer um molde virtual da boca de nosso paciente e imprimi-lo aqui mesmo no consultório. Temos a possibilidade de planejar com precisão todos os dentes, analisando detalhes caso a caso”, diz Joel.

Segundo o especialista, essa tecnologia está atraindo mais pacientes, principalmente aqueles que possuem o tempo curto ou moram longe. “Além disso, apesar de toda essa inovação, o valor pago pelo paciente é o mesmo”. Para Joel, o principal benefício é a qualidade de vida que a técnica traz para todos os envolvidos. “Atualmente, nossos pacientes querem a solução em um curto espaço de tempo, com a menor intervenção possível”.


Talvez você também goste