Casa & Decoração

Vale a pena mobiliar seu apartamento com móveis planejados?

[mp_script_post_header]

A decoração é uma coisa com a qual todo mundo se preocupa quando está pensando em comprar um apartamento. Como deixar o lugar com cara de casa? Como criar aquele ar aconchegante que é tão importante para os moradores?

Se o espaço é reduzido, então, as dúvidas são ainda maiores. É melhor usar uma mobília que compramos pronta ou fazer móveis sob medida? Qual é o mais vantajoso do ponto de vista econômico?

Se você está em dúvida em como decorar o seu apartamento, reunimos algumas informações especialmente para você.

Móveis prontos

Os móveis prontos são aqueles que encontramos nas lojas. A grande questão é que eles já têm uma medida previamente estabelecida. Neste caso, a pessoa não pode escolher um móvel que não tenha as mesmas proporções que o local no qual ficará instalado, a não ser que esteja disposta a pagar para adaptá-la ao ambiente.

Antigamente, podíamos dizer que os móveis prontos eram opções mais baratas se comparados aos móveis planejados, justamente por virem prontos de fábrica, dispensando o trabalho do marceneiro, por exemplo.

No entanto, ultimamente, o mercado tem oferecido diversas opções para quem quer investir nos móveis planejados, o que, de forma geral, contribui para a diminuição dos preços desse tipo de mobília.

Móveis planejados

Os móveis planejados, como o nome já sugere, são um tipo de mobília que é feita sob medida para cada espaço. Eles são planejados exclusivamente para determinado lugar.

Ou seja, se a pessoa tem um ambiente muito pequeno ou muito grande, ela dificilmente encontra uma mobília pronta que seja adequada. Isso, porque a indústria trabalha com medidas padrões. Nestes casos, é altamente recomendado decorar com o auxílio dos móveis planejados.

Mas se engana quem pensa que se decidir pelos móveis planejados é só quando o apê é muito pequeno ou muito grande. Cada vez mais, as pessoas têm optado por esse serviço nos mais diversos ambientes. Isso, porque a decoração fica mais exclusiva, da forma como a pessoa realmente quer ou precisa.

O que vale mais a pena

Afinal de contas, o que vale mais a pena, os móveis planejados ou os que já vêm prontos de fábrica? Bem, isso depende. Não é porque vêm prontos de fábrica, com as medidas já estabelecidas, que os móveis serão, necessariamente, mais baratos.

Pelo contrário, há muita mobília pronta que é bem cara, como as que são feitas com madeira maciça, por exemplo.

Em contrapartida, não é porque os móveis são planejados que eles serão necessariamente caros. Como dissemos, o mercado tem buscado diversificar a oferta desse serviço. Há muitas empresas que criam, sob medida, móveis de MDF, por exemplo, que é um painel de fibras que imita a madeira.

O que encarece é o material

O que encarece o produto, seja ele feito sob medida ou aquele que já é vendido pronto, é o material. Vamos pensar em um guarda-roupas, por exemplo. Se ele for de madeira mais barata, como o MDF, ele vai ser bem mais em conta do que um de madeira de jatobá, por exemplo.

Não pense, portanto, que o que diferencia um do outro é o custo. Antes, é o tipo de artigo que será empregado que encarece ou não a mobília.

Materiais usados nos móveis planejados

Geralmente, os móveis planejados são feitos com MDF e MDP. Os de MDP são mais utilizados em ambientes em que há muita umidade, como os banheiros, áreas de serviço e cozinhas. São mais maleáveis e um pouco mais caros que os de MDF.

Os MDF, em contrapartida, são mais adequados para superfícies planas e são mais ótimos para a fabricação de gavetas e prateleiras.

Para o acabamento, é possível usar laminado de baixa ou de alta pressão (este é chamado de fórmica), por exemplo. O vidro, a laca, o metacrilato e o tamponamento também são utilizados para o revestimento final.

Vantagens dos móveis planejados

Os móveis planejados, por serem feitos sob medida para determinado espaço, otimizam o ambiente, isto é, os tornam muito mais funcionais. Nada mais  desagradável do que uma sala em que os armários são muito grandes e ficam desproporcionais com relação aos sofás, por exemplo.

Outra boa vantagem dos móveis planejados, é que a pessoa pode adotar a decoração que bem entender, com os materiais que ficam mais bonitos e adequados para o tipo de apartamento.

Desvantagem dos móveis planejados

A grande desvantagem é não poder desmontar os móveis. Por isso, não são adequados se o imóvel não for seu ou se você tem o histórico de mudar muito de cidade.

Agora que você já sabe como são os móveis planejados, que tal adotá-los em seu projeto decorativo?

Leave a Comment

Your email address will not be published.


Talvez você também goste