Diversão

Iranianos que fizeram versão da canção “Happy” são presos


Seis iranianos que gravaram um vídeo parodiando a música “Happy” do cantor Pharrell Williams foram presos, segundo o Daily Mail. No vídeo, intitulado “Happy” (“Feliz”), várias pessoas aparecem dançando em diferentes lugares da capital iraniana, Teerã.

Centenas de outros covers já foram feitos por fãs do cantor em outros países. Contudo, depois que o vídeo iraniano foi colocado no Youtube e e obteve mais de 200 mil visualizações com ajuda de sites de notícias do Ocidente, como o Huffington Post, os artistas foram enviados à prisão. A sessão em que os iranianos aparecem sendo interrogados foi vista por milhares de pessoas ao redor do país pela TV.

“Depois que um clipe vulgar que fere a pureza do povo foi lançado na internet, a polícia decidiu identificar as pessoas envolvidas na gravação do videoclipe” disse o chefe da policia de Teerã, Hossein Sajedinia, de acordo com a agência de notícias ISNA. De acordo com Sajedina, os detentos “confessaram ter cometido atos criminosos”.

As leis islâmicas preveem que as mulheres sejam vistas em público usando o véu, mas as três iranianas que aparecem no vídeo dançam em telhados de prédios de Teerã com as cabeças descobertas. Na última terça-feira, o cantor expressou sua revolta com a prisão dos jovens.

“É muito triste que esses jovens tenham sido presos por tentar espalhar a felicidade”, escreveu Pharrrell Williams em seu Twitter. It’s beyond sad these kids were arrested for trying to spread happiness http://t.co/XV1VAAJeYI Pharrell Williams (@Pharrell) 21 maio 2014

Os seis jovens foram presos mesmo após tornarem o vídeo privado, após perceberem que o vídeo tinha despertado a ira das autoridades islâmicas. A punição acontece pouco depois de o presidente iraniano Hassan Rouhani anunciar publicamente que apoia o relaxamento da censura por parte do Estado na internet.

Em entrevista realizada em abril, uma das mulheres que aparecem no vídeo contou a IranWire que o vídeo era uma celebração do Irã e uma forma de mostrar que os jovens do país se divertem como os jovens de todo o mundo. “Apesar de todas as pressões e limitações, os jovens iranianos são alegres e querem fazer com que as coisas melhorem” explicou.


Talvez você também goste