Futebol

8 momentos marcantes da carreira do agora ex-atacante Jonas

8 momentos marcantes da carreira do agora ex-atacante Jonas - 1

​Aos 35 anos, Jonas pendurou as chuteiras. Pois o atacante, que teve dificuldades para deslanchar, terminou a carreira sendo reconhecido como um grande artilheiro. Da alcunha de “pior atacante do mundo”, recebida nos tempos de ​Grêmi​o, até se tornar um nome histórico do Benfica, o jogador passou por diversos momentos que valem a pena ser relembrados.

De torcedor para torcedor: clique aqui e siga o 90min no Instagram!

Jonas e o rebaixamento do Corinthians

Gremio v Cruzeiro - Serie A

Falava-se muito que o Corinthians, por sua força política, jamais seria rebaixado no Campeonato Brasileiro. Pois coube ao atacante, à época sem tanto brilho e vestindo a camisa do Grêmio, marcar o gol que sacramentou a queda do Timão em 2007.


O “pior atacante do mundo”

Jonas Goncalves de Oliveira (R) of Brazi

O Grêmio não confiava em Jonas, tanto que contratou Herrera e Maxi López para formar sua dupla de ataque na Libertadores de 2009. Ainda na primeira fase da competição, ele parecia dar razão à diretoria, tanto que perdeu três chances de gol frente ao Boyacá Chicó e recebeu o adjetivo pouco carinhoso de um jornal espanhol.


A volta por cima no Tricolor

Gremio v Cruzeiro - Serie A

Jonas terminou o Campeonato Brasileiro de 2010 como artilheiro do torneio, com 23 gols marcados. De quebra, recebeu a Bola de Prata de Placar e ainda integrou a seleção do campeonato ao lado de Neymar. Naquela temporada, foram incríveis 42 bolas na rede em 65 partidas.


Ida para a Europa

FBL-EUR-C3-VALENCIA-SEVILLA

O início de 2011 marcou sua despedida do Grêmio, clube pelo qual anotou 72 gols, mais até que Renato Portaluppi. Mas não foi como ninguém esperava. Dias antes de deixar o clube, foi vaiado pela torcida e retrucou com xingamentos ao marcar frente ao São José, pelo Gauchão. Sem acordo para renovar o vínculo, rumou para o Valência, que precisou pagar apenas 1,25 milhão de euros.


Artilharia pesada também na Europa

Jonas

Durante a passagem de Jonas pelo Valencia, a lista de artilheiros do Campeonato Espanhol ganhou um novo protagonista. Afinal, anotou 51 gols em 156 jogos pelo clube.


Comemoração (em dose dupla) pela seleção

Brazil

Por óbvio, Jonas chegou à seleção brasileira. E seus primeiros gols foram marcados na vitória sobre o Egito, quando balançou a rede em duas oportunidades na vitória por 2×0, em 14 de novembro de 2011. Em 2016, voltou a deixar sua marca, desta vez diante do Panamá.


Transferência para o Benfica

Benfica v Guimaraes - SuperTaca

A parceria Jonas-Benfica não poderia ter sido mais feliz. E olha que ele chegou de graça para a temporada 2014-2015. Foram nada menos que sete títulos de relevância com o clube, sem contar as inúmeras premiações individuais, como a de jogador do ano no país lusitano. Com 137 gols, se tornou o 13º maior artilheiro da história do clube, sendo o segundo estrangeiro.


Uma marca para entrar na história

FBL-POR-LIGA-BENFICA-PORTIMONENSE

Foi no último dia 4 de maio que Jonas alcançou a marca de 300 gols na carreira. Uma forma para lá de emocionante para dizer adeus ao futebol.

​​

Fonte: 90min


Talvez você também goste