Futebol

Com gol de recordista Marta, Brasil vence Itália e avança às oitavas da Copa Feminina




Com gol de recordista Marta, Brasil vence Itália e avança às oitavas da Copa Feminina - 1

​Na tarde desta terça-feira (18), a Seleção Brasileira realizou sua terceira e última partida pela fase de grupos da ​Copa do Mundo Feminina. Precisando somar pontos para avançar às oitavas de final sem depender de nenhum outro resultado, o time verde e amarelo lutou muito, superou adversidades como a perda de Andressa Alves (lesionada) e venceu a Itália, líder da chave C, por 1 a 0. O gol único da partida foi anotado pela craque Marta, maior artilheira da história dos Mundiais, considerando modalidade feminina e masculina.

Já segue a gente no Instagram? Clique aqui e venha para a Casa dos Torcedores!

​​Primeiro tempo

FBL-WC-2019-WOMEN-MATCH30-ITA-BRA

Já classificada de forma antecipada, a Itália não poupou esforços e entrou em campo com sua formação titular, dando indícios de que não aliviaria para as brasileiras. A prova viva disso veio logo nos primeiros minutos, quando a craque Bonansea arrancou pela esquerda e finalizou com perigo, para defesa de Bárbara. O jogo transcorreu muito pegado e com algumas faltas duras, com Marta e Cristiane recebendo marcações individuais fortes. A primeira grande chance da Canarinho veio aos 16′, quando Marta cobrou escanteio na primeira trave e Debinha completou de calcanhar, obrigando a goleira Giuliani a fazer grande defesa.

Aos 30′, lance que fez parar o coração do torcedor brasileiro: cruzamento longo na área, desvio e sobra de bola para Giacinti, totalmente livre na área. A camisa 19 estava tão livre que o impedimento, correto, foi flagrado tão logo a italiana completou para o fundo das redes. Mantido o 0 a 0 no marcador, o Brasil seguiu encontrando dificuldades e pecando na retenção da posse, sofrendo demais com o enorme espaçamento entre setores. Aos 39′, as italianas quase abriram o placar com Bonansea, livre na área após cruzamento, mas a camisa 11 da Azzurra parou em nova grande defesa de Bárbara.


Segundo tempo

FBL-WC-2019-WOMEN-MATCH30-ITA-BRA

O segundo tempo começou na mesma toada do primeiro, com as italianas assustando pelo alto e a Seleção cometendo muitos erros de passe. Apesar do cenário desfavorável, o primeiro lance de perigo foi brasileiro, jogada que arrancou o grito de ‘uh’ da torcida: cobrando falta da altura da meia-lua, Andressinha acertou o travessão de Giuliani. Se a bola aérea vinha sendo o veneno das italianas, quase foi o antídoto para o Brasil aos 55′, quando Kethellen completou cruzamento de cabeça e virou a bola tirar tinta da trave.

O grito de gol entalado na garganta do torcedor brasileiro finalmente tomou forma aos 74′, quando Debinha, em boa jogada individual, foi derrubada na grande área pela zagueira Linani. Pênalti marcado e convertido com tranquilidade e precisão por Marta, deslocando a goleira rival e trazendo alívio para a Canarinho. Por desgaste, Vadão promoveu alterações e fechou um pouco mais a equipe, que administrou com tranquilidade a vitória por 1 a 0.


Situação da chave e classificadas

Valentina Giacinti,Steph Catley

No outro jogo derradeiro da chave C, a Austrália, como já era esperado, venceu a Jamaica sem maiores problemas: 4 a 1, quatro gols da implacável Sam Kerr. No saldo de gols, a Seleção Brasileira acabou ficando na terceira posição mesmo com a vitória. Classificada como terceira colocada, a equipe verde e amarela deve pegar uma pedreira nas oitavas, possivelmente a anfitriã e favorita ao título, ​França. Todo o chaveamento do mata-mata será definido após a conclusão da rodada final da fase grupos, que terá seus últimos jogos na quinta (20).

Classificação final ​Total de pontos V/E/D​ Saldo de gols
​1) Itália ​6 ​2/0/1 ​5
​2) Austrália ​6 ​2/0/1 ​3
​3) Brasil ​6 ​2/0/1 ​3
​4) Jamaica ​0 ​0/0/3 ​-11

Fonte: 90min

Continua após a publicidade..