Futebol

Entre Griezmann e Neymar: É possível encaixar o Barcelona com os dois craques?




Entre Griezmann e Neymar: É possível encaixar o Barcelona com os dois craques? - 1

​Acertado com ​Antoine Griezmann e considerando repatriar Neymar junto ao PSG, o Barcelona pode emplacar a janela mais ambiciosa e agressiva de sua história neste mês de julho. O time catalão ainda não cravou publicamente sua posição nas tratativas envolvendo o brasileiro, mas não rechaça investir em seu retorno especialmente diante da postura do próprio jogador, declaradamente desejoso de voltar à Espanha. A questão que não quer calar é: como encaixar o quarteto de estrelas, caso ele seja confirmado já para 2019/20?

Já segue a gente no Instagram? Clique aqui e venha para a Casa dos Torcedores!

​​Como destaca o ​UOL Esportes, somente a chegada de Griezmann já implicaria uma mudança de posicionamento na formação ‘padrão’ do trio de ataque catalão. Isso porque o francês vinha atuando de forma mais centralizada no Atlético de Madrid, como uma espécie de centroavante, função tática que pertence a Luis Suárez. Prestigiado por sua entrega e por abrir espaço para o brilho de seus companheiros, é bastante improvável que o camisa 9 uruguaio seja deslocado da referência, cabendo ao recém-chegado a ponta-esquerda.

FBL-EUR-C1-BARCELONA-LIVERPOOL

Caso ​Neymar seja contratado, este ‘quebra-cabeça dos sonhos’ se agrava ainda mais. Com quatro superestrelas disputando três posições de ataque – isso sem considerar nomes como Ousmane Dembélé e Coutinho, em baixa após 2018/19 decepcionante -, a tendência é que alguém tenha que conviver mais com o banco de reservas do que gostaria, cenário que poderia gerar desavenças e briga de egos nocivas ao ambiente do clube. Um desenho tático com Messi, Neymar, Griezmann e Suárez é considerado improvável, pois praticamente implicaria em um recuo do camisa 10 para o setor de meio-campo. Mexer no posicionamento do ‘dono do time’, no entanto, não parece o caminho mais prudente a ser seguido, especialmente se tratando de uma nova posição mais afastada do gol adversário.

Antoine Griezmann

É fato que falta de qualidade é muito mais nociva a um clube gigante do que excesso dela mas, neste exato momento, uma investida pesada por Neymar pode acabar sendo mais um ‘tiro no pé’ do que um acerto por parte do Barcelona. O clube precisa refletir se vale a pena fazer múltiplos esforços e concessões pelo brasileiro, tendo em vista que sua chegada poderá significar perda de espaço/potencialidades da trinca que já treina no Camp Nou.

Fonte: 90min

Continua após a publicidade..