22°C 15°C

São Paulo, SP

21°C 12°C

Curitiba, PR

25°C 18°C

Belo Horizonte, MG

26°C 17°C

Rio de Janeiro, RJ

27°C 14°C

Porto Alegre, RS

28°C 23°C

Salvador, BA

Domingo, 25 de Março de 2012 - 13h07

Chile receberá a Copa América de 2015

Brasil 247
Divulgação

247 - O presidente da Federação Chilena, Sérgio Jadue, anunciou na manhã deste sábado que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), cedeu para o Chile o direito de organizar a Copa América em 2015. O Brasil só sediará o torneio em 2019, 30 anos depois da última edição, em 1989. Em entrevista coletiva Jadue comemorou o acordo entre as duas federações. “Com emoção e alegria, tenho orgulho de anunciar que o Chile receberá a 44ª Copa América. Em 2015 será no nosso país e em 2019 será no Brasil. Organizaremos uma Copa América muito boa e esperamos deixá-la em casa, vencê-la”, anunciou. A CBF confirmou o acordo e espera a homologação da Conmebol, que está prevista na próxima reunião da entidade.

O motivo para a troca de sede alegado pela CBF é a sequência de eventos esportivos que seriam realizados no país entre 2013 e 2016 (Copa das Confederações, Copa do Mundo, Copa América e Olimpíadas), que atrapalhariam o calendário do futebol brasileiro, interrompendo o Campeonato Brasileiro por quatro anos seguidos. Para o presidente da CBF, José Maria Marin, os clubes seriam prejudicados. “Certamente o (Campeonato) Brasileiro teria de ser paralisado, justamente em um ano que tem tudo para levar multidões aos jogos, pois será realizado logo após a Copa do Mundo, com toda a estrutura que a maior competição de futebol do planeta deixará, com estádios modernos e todo um ambiente positivo que poderá se instalar no país”, disse.

De acordo com fontes da Conmebol, o acordo também seria uma manobra política para favorecer a indicação do presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo del Nero, para o lugar de Ricardo Teixeira no Comitê Executivo da Fifa. O uruguaio Eugenio Figueredo contava com forte lobby de dirigentes sul-americanos, mas o apoio da federação chilena acabou selando a vitória do indicado da CBF. “Após a saída de Teixeira, a ANFP entrou com tudo. Falei com Marin, viajei ao Brasil e assinamos o acordo. Nicolás Leoz (presidente da Conmebol) está de acordo com a troca e a Copa América está garantida no Chile em 2015”, disse Jadue.

publicidade:

publicidade:

publicidade: