Ciência & Tecnologia

Amazon lança aplicativo de pagamento móvel




A Amazon lançou um aplicativo de carteira digital, o Amazon Wallet. Com ele, é possível armazenar e organizar vale-presentes e cartões de fidelidade de diversas lojas, segundo o TechCrunch.

As carteiras digitais normalmente oferecem maneiras de o usuário realizar pagamentos móveis, ou seja, pagamentos feitos pelo smartphone. Elas permitem, por exemplo, realizar compras em lojas que aceitam o tipo de pagamento e enviar dinheiro para um familiar ou amigo. A ideia é que a pessoa não precisa carregar diversos cartões em uma carteira física, mas tenha tudo “em mãos” através do smartphone.

O aplicativo da Amazon, disponível na Amazon Appstore e na Google Play, ainda não suporta pagamentos móveis e nem armazena cartões de crédito ou débito. No entanto, ele permite ao usuário escanear ou digitar as informações do vale-presente ou cartão fidelidade, dispensando-os da carteira física. Eles ficam então disponíveis para serem usados por código de barras, QR code, texto ou imagem. Nos Estados Unidos, cartões de fidelidade de comércios e restaurantes como Applebee’s, Dominos Pizza, Guitar Center, Sephora, Sport Authority, entre muitos outros são suportados pelo aplicação.

A gigante de e-commerce também criou um site para o Amazon Wallet, no qual é possível se logar e adicionar vale-presentes e cartões de fidelidade. O site também permite gerenciar outros métodos de pagamento, como cartões de crédito e débito, mas que só podem ser usados ao comprar no Amazon.com, e não em pontos de venda de terceiros.

A estratégia da companhia é competir com outros serviços de carteira digital, como o PayPal e o Google Wallet. Por enquanto, o aplicativo está listado como “beta” e é um dos apps que virá pré-instalado no primeiro smartphone da empresa, o Fire Phone.

Continua após a publicidade..