Ciência & Tecnologia

Facebook lança serviço básico de internet gratuita na Zâmbia




O Facebook lançou nesta quinta-feira um novo aplicativo com serviços básicos gratuitos de internet, exclusivo para os moradores da Zâmbia, país localizado no sul do continente africano. O lançamento do app foi feito pela iniciativa “Internet.org” que pretende levar a rede aos mais de dois terços da população que ainda não possuem acesso à rede.

O app Internet.org é feito para smartphones com sistema Android e dá acesso ao Facebook e seu serviço de mensagens instantâneas, além do Wikipedia, buscador do Google e previsão do tempo via AccuWeather. A ferramenta possui também informações de saúde local e vagas de emprego publicadas pelo Go Zambia Jobs, Mobille Alliance for Maternal Action e Women Right’s App.

“Ao dar esses serviços básicos via aplicativo, nós esperamos trazer mais pessoas online e ajudá-las a descobrir o valor dos serviços que eles não podem ter de outra forma”, afirma Guy Rosen, diretor de desenvolvimento de produtos do Facebook em um post no site do projeto.

Inicialmente, o app ficará disponível apenas para assinantes dos serviços de telefonia da Airtel no país africano. No entanto, Rosen afirma que à medida que continuarão melhorando sua experiência com o aplicativo, o pacote de serviços será lançada para outras partes do mundo.

Em uma mensagem postada em seu perfil, Mark Zuckerberg, fundador e presidente-executivo do Facebook, afirma que o país africano foi escolhido, pois apenas 15% da população acessa à rede. “Isto dará ao povo de Zâmbia acesso gratuito aos serviços básicos de internet e significa que este será o primeiro país onde fomos capazes de fornecer um conjunto de serviços básicos gratuitos”, afirmou Zuckerberg.

Lançado em agosto de 2013, a Internet.org conta com Facebook e outras gigantes da tecnologia global, como Samsung, Ericsson, Nokia, Qualcomm e Opera Software, em um esforço para levar à internet cinco bilhões de pessoas que não têm fazem acesso.

Entre as iniciativas da organização estão: levar internet Wi-fi para lugares remotos, usar novas tecnologias (laser e satélites) para aumentar o poder de alcance da web e levar aplicativos de aparelhos móveis ao mundo todo.

Continua após a publicidade..