Ciência & Tecnologia

Conheça 5 aplicativos de envio de fotos que desaparecem




Na esteira do sucesso do Snapchat, os aplicativos que enviam mensagens, fotos e vídeos que se autodestroem estão se tornando cada vez mais populares. Os problemas enfrentados por quem compartilha uma foto em redes sociais são a fonte de inspiração para seus criadores.

Os aplicativos diminuem o risco de arrependimento na hora de mandar uma foto para um amigo. O conceito criado é que todo conteúdo tem um prazo de validade e desaparece em segundos.

Mas fique atento: é impossível ter 100% de certeza de que seu conteúdo não vai ser replicado, já em certos casos alguém pode capturar a tela (print screen) ou mesmo tirar uma foto da imagem do celular.

Veja alguns dos principais aplicativos.

Snapchat
Aplicativo mais conhecido do gênero, o Snapchat permite aos usuários se comunicar por fotos e vídeos. Tudo é deletado segundos depois. Os conteúdos permanecem visíveis por no máximo 10 segundos, depois não podem ser vistos novamente. Os usuários que escolhem o tempo de duração que a imagem estará visível.

O Snapchat não permite buscar fotos no arquivo do celular. Todos os arquivos enviados devem ser tirados do próprio app. Ele também avisa quem deu um print screen da tela.

O aplicativo que já ficou entre os mais baixados está disponível para iOS e Android e é gratuito.

Mirage
O Mirage segue a linha dos outros aplicativos, que destrói o conteúdo após ser visualizado. Porém, ele é um app de mensagens instantâneas e não de compartilhamento de imagens, como o Snapchat.

O diferencial do Mirage é que você não precisa ter o aplicativo para receber uma foto. O aviso chega via SMS, com um link para acessar na internet. As mensagens podem durar até 15 segundos.

Mirage é gratuito e está disponível para iOS e Android.

Slingshot
O Slingshot foi desenvolvido pelo Facebook, porém você não precisa ter uma conta na rede social para baixar o aplicativo. O app segue a mesma linha do Snapchat: as fotos desaparecem dos celulares dos usuários após serem vistas.

O diferencial é que no Slingshot as mensagens enviadas só são desbloqueadas quando o usuário enviar uma foto ou vídeo de volta, incentivando a conversa.

Slingshot é gratuito e está disponível para iOS e Android.

OTR
O aplicativo é uma extensão para o Google Chrome que permite aos usuários enviarem mensagens de texto autodestrutivas após a leitura. Da mesma forma que os outros aplicativos, os usuários que receberem uma mensagem não poderão salvá-las ou encaminhá-las. As mensagens ficam visíveis por apenas 5 segundos depois de abertas.

A extensão está disponível apenas para Google Chrome.

Confide
O Confide veio para atende àqueles que querem enviar mensagens de textos autodestrutivas.

O diferencial do app é que a mensagem recebida só pode ser aberta uma vez. E, para conseguir lê-la, você precisa passar por cada palavra individualmente, em vez de visualizar tudo por inteiro. Assim, é impossível alguém tirar um print screen da mensagem antes de ela se destruir.

Para garantir mais privacidade, caso alguém capture a tela, o Confide expulsa a pessoa da mensagem, tornando-a indisponível. Além disso, o app avisa caso alguém tente fotografar sua mensagem.

Confide é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Continua após a publicidade..