Ciência & Tecnologia

Saiba como melhorar o sinal do roteador da sua casa




Nada melhor do que usar a internet onde quiser. As redes sem fio trouxeram a facilidade da conexão sem estar preso a fios. Mas nem sempre o sinal do wi-fi chega com a mesma intensidade em todos os cômodos da casa.

Vários fatores podem causar interferências no sinal da internet, diminuindo a velocidade, ou mesmo impedindo seu funcionamento. Confira abaixo algumas dicas que vão ajudar a melhorar a rede sem fio doméstica.

Mude o roteador wi-fi de posição
“Qualquer tipo de obstáculo pode bloquear o sinal do roteador”, explica o professor de Ciência da Computação do Centro Universitário da FEI, Rodrigo Filev. Por serem constituídas por ondas de rádio, as redes sem fio têm dificuldade de ultrapassar barreiras físicas.

As estruturas de concreto, como paredes, ou com muitos metais absorvem grande parte do sinal. Em contrapartida, estruturas de madeira, vidro e materiais sintéticos, como portas, janelas de vidro e móveis de madeira, não interferem.

O ideal é posicionar o aparelho em um lugar central, de preferência alto e exposto ao ambiente, de onde o sinal será espalhado com a menor interferência possível.

Além disso, o professor Alberto Schaeffer e o mestrando Cristian Machado, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sugerem o uso de um software para análise de intensidade e qualidade do sinal. Ele vai ajudar na escolha do posicionamento ideal do roteador. Alguns desses softwares podem ser encontrados gratuitamente para notebooks, smartphones, e tablets. Entre eles estão o WiFi Analyzer, para Android, o Speedtest.net, para o Windows Phone, e o WiFi Explorer, para iOS.

Utilize repetidores
Os repetidores são aparelhos que reenviam o sinal wi-fi do principal. Assim, eles cobrem pontos descobertos da casa e levam sinais a lugares distantes. “Por exemplo, se o roteador estiver num quarto, pode-se colocar um repetidor num corredor, de onde ele repete o sinal para a sala”, comenta Leonardo Lazarte, professor do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília.

Atualize o aparelho
Da mesma forma que atualizamos software, aplicativos e computadores, o roteador também precisa ser atualizado. Os fabricantes realizam periodicamente atualizações dos softwares contidos em seus equipamentos, que, entre outras mudanças, podem alterar a forma de propagação do sinal. Essas atualizações normalmente são gratuitas e podem ser encontradas nos sites dos fabricantes.

Fique atento aos padrões
Os padrões para roteadores de redes sem fio são identificados pela norma internacional 802.11. Atualmente, o padrão 802.11n é um dos mais usados para roteadores domésticos. Mas o novo padrão 802.11ac tem começado a crescer no mercado por ser mais potente e com um preço acessível. “É bom pesquisar antes de decidir qual comprar”, alerta o professor Leonardo.

Deixe o aparelho longe de telefones sem fio e micro-ondas
Os telefones sem fio podem interferir diretamente as redes wi-fi por usarem a mesma frequência do roteador. Já o micro-ondas pode atrapalhar por gerar ondas em várias frequências.

“Qualquer aparelho que emite ondas de rádio podem atrapalhar o roteador, dependendo da frequência”, comenta Rodrigo.

Utilizar senha no wi-fi não melhora o sinal
Normalmente os usuários têm a falsa impressão de que, se colocarem senha no wi-fi, a qualidade do sinal irá melhorar, pois alguém deixará de usá-lo clandestinamente. Porém, o sinal emitido será sempre o mesmo, independentemente da quantidade de dispositivos conectados à rede.

A senha no wi-fi é uma proteção para eventuais entradas de estranhos em seus equipamentos ligados na mesma rede.

Troque de antenas
Utilizar antenas quebradas pode prejudicar o sinal da rede. O ideal é usar aparelhos com mais de uma antena, com o máximo de potência e, dependendo do seu caso, optar por antenas direcionais, que otimizam o sinal para as máquinas.

Altere o canal de transmissão do equipamento
Segundo Alberto e Cristian, outra possibilidade para aumentar o sinal é alterar o canal de transmissão do equipamento. Muitos equipamentos vêm configurados de fábrica com o mesmo canal de transmissão. Dessa forma, os sinais de outros roteadores podem estar interferindo no sinal do seu equipamento.

“Gambiarras” caseiras não melhoram a qualidade do sinal
“Às vezes, você pode até atrapalhar o seu sinal utilizando papel alumínio na ponta da antena ou latinhas de alumínio, mudando a direção da onda de transmissão”, explica Rodrigo. O ideal é utilizar repetidores ou outras soluções citadas nesta reportagem.

Continua após a publicidade..