Ciência & Tecnologia

Podcasts estão voltando e fazendo dinheiro, diz jornal




Uma década depois de surgir como uma modalidade de discussões, com tópicos obscuros e desconfortáveis para download, os podcasts caíram no gosto do público e mais importante, tornou-se um negócio lucrativo na internet. Segundo o jornal Washington Post, 1,5 milhões de ouvintes baixaram o programa “99% Invisble” no mês passado, um podcast produzido sobre design.

O ex-radialista Roman Mars, criador do 99 Invisible disse ao jornal que os ouvintes de podcats “são fiéis”. Ele conseguiu levantar US$ 600 mil para manter seu canal, que atualmente conta com patrocínio de empresas. Deve-se ressaltar que o advento de aparelhos como iPhone, sistemas como o Android, sistema Wi-Fi e internet mais rápidos, além dos fones de ouvido Bluetooth, deixaram mais cômodo para o usuário ouvir os podcasts.

Entrevistado pelo veículo americano, Todd Cochrane, presidente-executivo da empresa de pesquisa RawVoice, declara que este é o momento dos arquivos de áudio que ganharam espaço com a expansão do iPod, uma espécie de “renascença”. O executivo aponta um forte crescimento nos últimos cinco anos, passou de 25 milhões para 75 milhões de usuários. Outro dado que reforça o crescimento é o número de pessoas inscritas no iTunes na categoria de podcasts, 1 bilhão de usuários.

Continua após a publicidade..