Ciência & Tecnologia

Teremos casas inteligentes e órgãos artificiais até 2045




Há 30 anos, o computador começou a fazer parte do nosso cotidiano. Pensando em que como esse instrumento transformou a sociedade e a maneira como vivemos, especialistas da empresa russa produtora de softwares de segurança para internet Kaspersky Lab resolveu fazer algumas previsões de como a tecnologia da informação vai se desenvolver e mudar nossas vidas. Veja quais são as expectativas para a realidade digital em 2045.

Robôs em todos os lugares
É provável que, em pouco tempo, a população mundial inclua não apenas bilhões de pessoas, mas também bilhões de robôs, que farão quase todo o trabalho pesado e de rotina. A Kaspersky Lab acredita que as pessoas vão trabalhar na melhoria dos softwares dos robôs e a indústria de TI será o lar de empresas que desenvolvem programas para robôs assim como, hoje em dia, eles desenvolvem aplicativos para usuários baixarem e instalarem.

Pessoas mecânicas
Transplantes de órgãos artificiais controlados eletronicamente e implantes de próteses serão procedimentos cirúrgicos de rotina. Nanorobôs vão viajar profundamente dentro do corpo humano para entregar drogas a células doentes ou realizar microcirurgias. Sensores especialmente instalados irão monitorar a saúde das pessoas e transmitir suas descobertas para um armazenamento em nuvem que poderá ser acessado pelo médico local. Tudo isso deve levar a um aumento considerável da expectativa de vida.

Casas Inteligentes
As pessoas viverão em casas inteligentes, onde a maioria dos confortos serão totalmente automatizados. O software que coordena a casa cuidará do abastecimento de energia, água, alimentos e suprimentos para consumo. A única preocupação dos moradores será garantir que exista dinheiro suficiente em suas contas bancárias para pagar as contas.

Hyperinteligência
Nossos alter ego digitais estarão formados de maneira única em uma estrutura global capaz de se autorregular e se envolver em gerenciar a vida no Planeta. O sistema funcionará mais ou menos como os TOR (The Onion Router) de hoje; os usuários mais ativos e eficazes ganharão os direitos de moderadores. O sistema será voltado para a distribuição de recursos entre pessoas, para a prevenção de conflitos armados e outras ações humanitárias.

Impressão 3D – Rápida e Barata
As impressoras 3D nos permitirão projetar e criar o que precisamos desde utensílios domésticos, como pratos e roupas, até tijolos de construção para a futura casa.

Fim dos computadores
O PC pode ter iniciado todo o boom de TI, mas em 2045, provavelmente, iremos vê-los apenas em museus. Para ser mais preciso, não vamos precisar de uma única ferramenta para trabalhar com dados – que é basicamente tudo o que um computador faz. Haverá uma gama ainda maior de dispositivos inteligentes que realizarão com afinco todas as funções dos PCs de hoje. Por exemplo, a análise financeira será feita através de um servidor controlado pela empresa com a utilização de documentos eletrônicos, e não por um contador em um computador pessoal.

Tecnofobia
Nem todo mundo vai estar animado com este novo mundo intensamente robótico. Os opositores à evolução da TI não usarão sistemas inteligentes, aparelhos e robôs para certos tipos de trabalho, e não terão qualquer identidade digital.

Continua após a publicidade..