Ciência & Tecnologia

Por que o peso de um dinossauro importa para a ciência




Cientistas britânicos determinaram que estegossauro pesava 1,6 toneladas e tinha o tamanho de um rinoceronte

Na entrada do Museu de História Natural de Londres, Sophie fascina os visitantes. Ela é uma estegossauro, cujo esqueleto é o mais completo do mundo.

Sua exposição serve também como uma espécie de celebração pelo fato de seu peso ter sido identificado. Um grupo de cientistas britânicos concluiu que ela pesava cerca de 1,6 tonelada quando estava viva e tinha tamanho semelhante ao de um rinoceronte pequeno.

Os especialistas calcularam a massa corporal do dinossauro, que morreu quando ainda era jovem, com 6 ou 7 anos, há mais de 150 milhões de anos.

Os cientistas criaram uma versão digital em 3D do esqueleto, calculando o volume de pele ao redor dos ossos e comparando os dados com informações de animais modernos do mesmo tamanho.

“As descobertas mostram o quanto espécies completas como essa são excepcionalmente importante para pesquisas científicas”, disse o professor Paul Barett, diretor do departamento de dinossauros do museu.

Agora, cientistas vão poder estudar fatores como velocidade da corrida do dinossauro

“Agora que sabemos o peso do estegossauro, podemos começar a entender melhor seu metabolismo, seus hábitos alimentares e sua taxa de crescimento. Também podemos usar a mesma técnica para outros fósseis e assim entender melhor a ampla ecologia dos dinossauros.”

Intacto

O esqueleto foi descoberto em 2003 no estado americano de Wyoming e 85% está intacto.

Sophie era relativamente pequena, com 3 metros de altura e 5,6 metros de comprimento.

Charlotte Brassey, paleontologista co-responsável pelo projeto, deu detalhes à BBC sobre a importância de se determinar a massa corporal do dinossauro.

“Se você quiser estimar a velocidade em que um animal corre, você precisa saber sua massa corporal; se quiser saber algo sobre seu metabolismo, também”, disse.

“Por isso estamos tão empolgados e animados para, agora, começar a estudar os músculos para determinar detalhes de como ela se locomovia.”

Continua após a publicidade..