Ciência & Tecnologia

Saiba como aproveitar a sua internet sem estourar o plano de dados




Conteúdo Patrocinado


Assistir a um vídeo no YouTube, curtir as postagens dos amigos no Facebook, publicar aquela selfie de cada dia no Instagram, responder os e-mails do trabalho e passar algumas horas no WhatsApp nunca foi tão fácil. Mas você sabe quanto tudo isso consome do seu plano de dados?

Para navegar tranquilamente no seu aparelho é preciso entender quais são as suas reais necessidades na web. Ao fazer isso, você passará a usar o seu pacote de internet de modo que a sua franquia te atenda adequadamente. Também é possível aumentar o seu volume de dados junto à operadora, mas se sua ideia é economizar, é importante saber como aproveitar a internet sem exceder o seu plano contratado.

Entendendo o seu plano de dados
Antes de calcular e ter ideia do quanto você consome dentro de seu plano web, é preciso compreender que, 1 megabyte (MB) equivale a 1024 kilobytes (KB). A partir dessas informações, pode-se avaliar o que dá ou não para usar de internet.

Veja, abaixo, um tutorial dos valores gastos em KB e MB nas redes sociais, aplicativos e acessos às páginas de internet para você gastar a sua franquia sem peso na consciência:

Quanto eu gasto ao enviar um e-mail somente com texto?
Normalmente, gasta-se por volta de 10 KB por e-mail enviado.

E se eu quiser enviar um e-mail com anexo?
Neste caso, gasta-se uma média de 350 KB por e-mail. Entretanto, este valor descontado da franquia varia de acordo com o tamanho do arquivo enviado. Uma foto, por exemplo, depende da resolução, dimensão e de como foi tirada. Logo, esta média pode aumentar ou diminuir conforme o tipo de arquivo anexo e de outros fatores ligados a ele.

Não vivo sem o meu WhatsApp. Ele é a diversão do meu dia, mas quanto gasto para enviar uma mensagem nele?
Cada mensagem de texto enviada pelo aplicativo, consome-se cerca de 5 KB. Porém, ao enviar áudios, fotos e vídeos, o consumo será maior.

Toda vez que vejo um link interessante no Facebook, clico para ver. Além disso, gosto de entrar em sites para ver as notícias do dia. Logo, quanto gasta ao carregar uma página da web?
Sim. Consome-se aproximadamente 300 KB do seu plano de dados para cada página carregada.

Dar aquela espiadinha no Facebook, ver o que acontece por lá, curtir as postagens da galera e publicar o que acontece no meu dia, consome-se quanto do pacote de internet?
Usa-se em torno de 5 KB para cada mensagem vista, publicada ou curtida na rede social.

Postar uma selfie no Instagram equivale a quantos KB do meu plano?
Cerca de 350 KB por foto compartilhada.

Usar o Chat do Facebook pelo celular gasta quanto de minha franquia?
No bate-papo do Facebook, gasta-se cerca de 38 KB por mensagem de texto enviada. Fotos, vídeos e áudios consomem mais do volume de dados, mas tudo depende do tamanho deles, do tempo que se leva para encaminhá-los e da quantidade de arquivos enviados.

Quanto é descontado de meu pacote de internet para baixar um aplicativo?
Para cada app baixado, consome-se em torno de 15 MB. Contudo, é preciso ficar atento a eles, porque mesmo depois de baixados, os aplicativos ainda podem consumir um pouco de seu plano – seja por meio de atualizações, por deixá-los abertos enquanto não os usa e até mesmo quando carrega uma propaganda dentro de um app de jogo gratuito. Por isso, verifique sempre as configurações e avalie se eles continuam a usar o seu volume de dados.

Por fim, para assistir um vídeo no YouTube, quanto eu gasto do meu plano de dados?
Para cada minuto (60 segundos) de um vídeo assistido, gasta-se aproximadamente 2 MB de sua conexão.

Simulador de dados
Somar na ponta do lápis ou na calculadora do celular cada acesso ao e-mail, Facebook, Instagram, WhatsApp e aos seus sites preferidos, é inviável. Porém, a TIM preparou um Simulador Online que o ajuda a calcular quanto você gasta de volume de dados por dia no celular, smartphone, tablet ou computador.

Continua após a publicidade..