Ciência & Tecnologia

Conheça o Li-Fi, a internet 100 vezes mais rápida do que o Wi-Fi




Você já sabe o que é o Wi-Fi, a internet sem fio que tornou a vida de muita gente mais prática. Antes dela, aparelhos precisavam estar conectados a cabos para ter internet de qualidade. O Wi-Fi mudou o modo como as pessoas enviam informação e usam os celulares, tablets, computadores e até TV.

Mas a tecnolgia anda rápido, e a próxima palavra que você vai memorizar é a Li-Fi, uma abreviação de Light Fidelity que, em tradução livre, significa fidelidade da luz. Isso quer dizer que a internet será “transmitida” por uma luz de LED, tornando a transferência muito mais veloz.


Testes realizados por pesquisadores provaram que lâmpadas de LED podem mesmo ser até 100 mais velozes do que antenas de telefonia comuns na hora de enviar dados. Com conexões de cerca de 1GB por segundo, tudo ficará literalmente a um toque de distância.

Mas olha só, pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, conseguiram alcançar picos de 224GB por segundo! Inacreditável!

A tecnologia já está sendo testada em espaços públicos em alguns países da Europa, e não deve demorar para chegar por aqui.

Como funciona


Como a conexão Li-Fi é limitada ao alcance da luz da lâmpada, você já deve imaginar que fora da cobertura da luz não vai haver internet ou transferência de dados. Mas esse não é exatamente um problema, já que a previsão é que, no futuro, casas, empresas e outros ambientes sejam equipados para usar o Li-Fi por toda a parte.

Isso significa que cada cômodo vai precisar de uma lâmpada especial para que o Li-Fi funcione, já que a luz não atravessa paredes como as ondas de rádio do Wi-Fi. O lado positivo disso? Mais segurança, e nada de vizinhos roubando o seu sinal!

E como a luz não emite ondas eletromagnéticas, o Li-Fi não interfere em outros equipamentos eletrônicos, o que torna seu uso seguro em locais como aviões e hospitais, por exemplo.

Isso sem falar que o Li-Fi é uma tecnologia mais barata do que a que usamos hoje em dia, e como tem velocidade muito superior, pode ser a grande responsável pela evolução da Internet das Coisas, em que todos os aparelhos estarão conectados entre si.

Continua após a publicidade..