Ciência & Tecnologia

'Mini-lua' é descoberta pela Nasa aos arredores da Terra




Foto: Reprodução

Parece que a lua ganhou um novo companheiro entre as estrelas do céu. Segundo a agência espacial americana, a Nasa, um pequeno asteroide foi descoberto na órbita da Terra. Com cerca de 36 metros de diâmetro, ele está há quase um século acompanhando a trajetória do planeta e deve ficar ainda mais algumas centenas de anos próximo do corpo celeste.

Batizado como o nome de 2016 HO3, o asteroide dá voltas em torno da Terra enquanto percorre sua órbita ao redor do Sol. Entretanto, ele não pode ser considerado um satélite, por estar distante demais.

LEIA MAIS

+ Como vamos chegar a Marte?
+ ‘Lua de morango’ é vista pela primeira vez em 70 anos

“Como o 2016 HO3 circunda nosso planeta, mas nunca vai longe demais, já que ele e a Terra orbitam o Sol juntos, nos referimos a esse asteroide como um semissatélite”, contou o gerente do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra, da Nasa, Paul Chodas à publicação da BBC.

Ainda de acordo com Chodas, o fato de ele estar há quase cem vezes a distância da Lua em relação à Terra, o impede de também ser considerado uma Lua. “Quando ele começa a se distanciar demais, a gravidade da Terra é forte o suficiente para reverter esse processo e mantê-lo em sua órbita. Assim, ele nunca se afasta além de uma distância de mais ou menos cem vezes a distância da Lua em relação à Terra”, contou ao portal notícias.

Na internet, o asteroide foi apelidado de “mini-lua”. Veja a repercussão, abaixo:

Continua após a publicidade..