Ciência & Tecnologia

Estação espacial chinesa deverá cair na Terra em 2017 em forma de bola de fogo




Foto: Reprodução

Lançada ao espaço em 2011, a primeira estação espacial da China está a caminho da Terra. Contudo, o pouso não será nada tranquilo. Segundo a agência de notícias Xinhua, a qual confirmou as informações com as autoridades chinesas, a estação Tiangong-1 deverá retornar à atmosfera terrestre em 2017, possivelmente, em forma de uma bola de fogo.

De acordo com a imprensa chinesa, a estação foi lançada como um esforço científico para transformar a China em uma superpotência espacial. Contudo, devida a uma falha técnica não especificada, o país perdeu o controle de um dos módulos há meses. “Baseados em nossos cálculos e análises, a maior parte do laboratório espacial vai queimar durante a queda”, afirmou o vice-diretor do escritório de engenharia chinês, Wu Ping, à Xinhua.

O jornal britânico The Guardian também disse que será impossível prever o local onde os destroços da estação espacial cairão. O equipamento é avaliado em 8,5 toneladas e também é conhecido como Heavenly Palace (Palácio Celestial).

Continua após a publicidade..