Ciência & Tecnologia

Saiba os benefícios da tecnologia na vida cotidiana




Os avanços da tecnologia oferecem múltiplos benefícios para o dia a dia e, além dos muitos aspectos positivos que brindam aos usuários, este mundo é um campo de constantes melhorias em que sempre há áreas de oportunidade.

Foto: Reprodução/Pixabay

A internet das coisas

Um dos pontos que se destacaram nas últimas décadas é a internet das coisas. Este termo, cunhado em 1999 pelo britânico Kevin Ashton, descreve como os dispositivos eletrônicos são administrados remotamente, interconectando-os a um computador ligado à Internet. Graças a essa ideia simples, e conforme descrito pela revista PEGN, as máquinas passam a se comunicar graças à internet das coisas (IoT, por suas siglas em inglês).

Na vida cotidiana, é possível encontrar aplicações da IoT através de geladeiras que avisam quando falta um alimento, e podem até comprar online se programadas, até relógios capazes de enviar informações em tempo real aos médicos, em caso de qualquer mudança repentina nas condições de saúde de um paciente.


Os avanços da tecnologia e suas áreas de oportunidade

Continuando no contexto das inovações tecnológicas para o dia a dia, temos o exemplo dos AirPods, os fones de ouvido sem fio que a Apple lançou no mercado em 2016. Ao manter o design minimalista de seus predecessores de cabo, e incorporando conectividade Bluetooth e carregamento rápido sem fio, os os AirPods têm vários prós e contras. Entre os pontos a seu favor, destacam-se as funções inteligentes de pausa e reprodução automática que oferecem ao retirar e colocar algum deles do ouvido, além da fácil interação que oferecem com a assistente virtual Siri.

No entanto, entre alguns dos pontos que esses dispositivos inteligentes têm contra, se incluem a facilidade de perdê-los, devido à sua natureza sem fio. Além disso, a falta de controles força os usuários a tirar o smartphone do bolso para realizar ações simples, como ajustar o volume ou mudar a música.

Foto: Reprodução/Divulgação

O futuro da tecnologia

A interação entre os seres humanos e o mundo digital tornou-se um dos pontos fundamentais de convergência no desenvolvimento da tecnologia. É nesse ponto que a realidade aumentada ocupa o centro do palco no futuro da tecnologia. Para misturar os planos físico e digital em tempo real, algumas empresas do porte do Google, Microsoft e Facebook já dedicaram boa parte de seus esforços na busca de oferecer produtos que combinam o melhor dos dois mundos.

Como mostra o site Público, a empresa Magic Leap, que é financiada pelo Google, lançou seus óculos de realidade aumentada em meados do ano passado, após quase uma década de trabalho e pesquisa. Essa tecnologia revolucionária busca tornar smartphones e computadores obsoletos como os conhecemos, substituindo as telas e sua interface física, por um contexto visual sempre ativo e conectado à internet, que é controlado através de comandos de voz, e um controle de navegação tridimensional.

View this post on Instagram

A post shared by Magic Leap (@magicleap) onAug 14, 2018 at 2:45pm PDT

A tecnologia disponível hoje mudou completamente a vida em comparação com os últimos cem anos, e o futuro é mais que promissor. Os constantes avanços na tecnologia oferecem a possibilidade de encontrar áreas de oportunidade e melhorar a maneira como interagimos com as máquinas, da mesma forma que facilitam a interação humana.

Continua após a publicidade..