Brasil

Saiba como será o outono na sua região




Nesta quarta-feira (20), o outono se inicia em todo Hemisfério Sul, trazendo um clima mais frio e seco. A estação é uma transição entre o verão, mais quente e úmido, e o inverno, mais frio e seco. Veja como fica o clima em sua região durante o outono, que se encerra apenas dia 21 de junho.

Norte

Mesmo após um verão bem chuvoso, a região deverá manter o índice de chuvas entre normal e acima de média, com exceção do sul de Roraima, noroeste do Pará e nordeste do Amazônia, onde o clima deve ficar mais seco, com chuva abaixo da média.

Nordeste

Assim como na região Norte, o Nordeste teve um verão com chuvas intensas, que deverão dar uma trégua durante o outono, apresentando índices normais e abaixo da média

Centro-oeste

A previsão é de temperaturas acima da média e chuvas dentro da normalidade. Com a aproximação do inverno, o clima deve ficar cada vez mais seco, com probabilidade de frentes frias e geadas.

Sudeste

Depois de um verão complicado, com chuvas intensas, que geraram alagamentos e transtornos diversos, principalmente em São Paulo, os índices de chuva devem começar a ser normalizados durante a estação, porém, com temperaturas acima da média.

Sul

O verão foi irregular na quantidade de chuvas, com estiagem no Paraná e índices acima da média em Porto Alegre e Santa Catarina. No período que antecede o inverno, as chuvas devem ficar acima da média em toda a região, que não deve ser muito impactada pelo El Niño, que deve elevar as temperaturas, sem impedir o acontecimento de geadas.

Com informações de Inmet/G1.

Continua após a publicidade..