Carreira & Educação

Trabalho e emprego: você conhece a diferença entre os dois?




Foto: Reprodução/Divulgação

Apesar das duas palavras serem usadas para explicar o “ofício”, na prática elas são bem diferentes. Enquanto trabalho está ligado a objetivos e realizações profissionais, emprego é simplesmente uma forma de conseguir renda. E saber exatamente a diferença entre essas duas palavras pode te ajudar na vida profissional. Por ter uma relação direta com o estilo de vida da pessoa – em quem ela é ou deseja ser – o trabalho está pautado em projetos, metas, objetivos e sonhos. Ele vai além da necessidade financeira.

Enquanto isso, o emprego é uma atividade da qual a pessoa atua por mera necessidade financeira e muitas vezes não precisa gostar do que faz. Claro que essa situação não é a ideal e a chance de ter uma insatisfação pessoal e profissional é grande.

Passar boa parte do seu dia em um ambiente que não gosta, pode deixar sua vida monótona e entediante. Saber a diferença entre trabalho e emprego é fundamental e por isso é importante sempre ter um plano de carreira e ter um autoconhecimento – um curso de coaching pode te ajudar!

Você tem um trabalho ou um emprego?

Às vezes é muito difícil diferenciar um do outro, mas muitos profissionais começam a perceber a disparidade conforme avançam pela carreira.

Para não ver o seu trabalho se tornar um emprego, identifique as suas habilidades e utilize-as como suas principais ferramentas. Procure também fazer um planejamento do quer para a sua carreira, assim fica mais fácil encontrar um trabalho que te dê maior satisfação ou realização.

*Colaboração: Catho Educação

Continua após a publicidade..