17°C 13°C

São Paulo, SP

19°C 5°C

Curitiba, PR

25°C 18°C

Belo Horizonte, MG

23°C 18°C

Rio de Janeiro, RJ

20°C 9°C

Porto Alegre, RS

29°C 23°C

Salvador, BA

Quinta-feira, 13 de Abril de 2017 - 11h00

Por que beijamos de olhos fechados?

Redação

 

As duas pessoas se aproximam, fecham os olhos, e dão um beijo apaixonado. Essa é uma cena familiar? Parece instinto, mas sempre que beijamos alguém, é comum fechar os olhos. E até o momento, ninguém sabia o motivo para isso. 

 

Mas um grupo de cientistas da Inglaterra parecem ter finalmente desvendado este mistério. Um estudo Universidade de Londres aponta que as pessoas fecham os olhos para manter o foco na tarefa que estão realizando. Isso significa que o cérebro tem dificuldade em processar vários sentidos ao mesmo tempo. "Já se sabia que o aumento das exigências de uma tarefa visual poderia reduzir a atenção em estímulos visuais e auditivos", explica Sandra Murphy, uma das autoras do estudo, em uma entrevista ao jornal inglês The Independent.

 

LEIA MAIS

+ Entenda a diferença entre amor e paixão
+ Relacionamentos virtuais ou reais: qual você prefere?
+ Cinco dicas para encontrar o par ideal nos aplicativos de relacionamento

 

É mais ou menos assim que acontece. Quando você precisa ouvir uma música para entender a melodia, ou lembrar a letra, geralmente, você fecha os olhos. Isso faz com que o cérebro pare de receber o estímulo visual e passe a se concentrar apenas na audição. Para este estudo, eles não chegaram a analisar casais se beijando, mas o resultado é o mesmo. 

 

Outro exemplo são de pessoas que precisam de silêncio para dirigir. O silêncio aumenta a atenção visual no trânsito, tornando a tarefa mais segura. Há pessoas que fecham os olhos quando comem algo muito saboroso, segundo o estudo, isso acontece pois o nosso sistema nervosa busca focar no paladar. 

 

Infelizmente, não há nada de muito romântico neste gesto. Apenas que ao beijar com os olhos fechados, você estará dedicando toda a sua atenção para aquele momento. Já vale alguma coisa, não é?

publicidade:

publicidade:

publicidade: