Comportamento

Dicas de como eliminar líquidos e desinchar o corpo




A retenção de líquido é uma das queixas mais comuns das mulheres. Por causa do acúmulo excessivo e anormal de água entre as células do organismo, as mulheres acabam sofrendo com o inchaço do corpo e, muitas vezes, até mesmo com o ganho de peso. O incômodo pode ser resolvido com pequenas mudanças na rotina, além de um tratamento estético, indicado para diminuir esse desconforto.

O tratamento mais recomendado e conhecido, inclusive entre as famosas, é a drenagem linfática, que tem como principal função estimular o sistema linfático e fazer com que o sangue flua dos vasos de forma mais acelerada. Os benefícios desse método são: redução do líquido no corpo, ativação da circulação sanguínea e auxílio no combate à celulite. Devido aos benefícios ao sistema circulatório, a drenagem também é uma grande aliada na redução dos sintomas da TPM.

Segundo a coordenadora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Siluets, Aline Olivetto, as mulheres precisam adotar uma rotina mais saudável, além de incluir na agenda sessões semanal de drenagem linfática. “É possível ver o resultado já na primeira sessão, o que depende de cada organismo, mas o indicado é manter um tratamento contínuo para manter esses resultados. Vale lembrar a importância de praticar alguma atividade física e mudar os hábitos alimentares, isso porque a drenagem linfática não tem o poder de emagrecimento, mas ajuda a reduzir as medidas causadas pelo inchaço e elimina as toxinas do corpo”, enfatiza Aline.

A massagem é realizada por meio de pressões leves e não dolorosas na pele, com movimentos que direcionam os líquidos do corpo para as estruturas do sistema linfático, onde serão eliminados na urina.

Confira algumas dicas importantes para adotar na rotina e a desinchar de forma saudável:

1. Beber dois litros de água por dia;
2. Diminuir o sal dos alimentos: o abuso do sódio é um dos causadores da retenção de líquido;
3. Consumir mais frutas diuréticas, como melancia, maçã, melão, pera, laranja e mexerica;
4. Apostar em chás como o amarelo, rico em ácido gálico (componente que protege o fígado das toxinas) e chás que estimulam a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o intestino e combate a retenção de líquido;
5. Comer alimentos como folha de beterraba cozida, iogurte desnatado e banana e tomar suco de laranja. Todos são alimentos ricos em potássio, que ajudam a diminuir o sal do organismo.

Continua após a publicidade..