Comportamento

Conheça os alimentos que ajudam na qualidade de vida




Estima-se que mundialmente cerca de 425 milhões de adultos vivam com diabetes de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, a doença evolui a uma velocidade preocupante. Segundo a organização, a doença quadriplicou desde 1980, mais de 13 milhões de brasileiros convivem com o problema.

Escolher de maneira inteligente os alimentos que são colocados no prato é uma etapa crucial no controle da doença. De acordo com o médico e pesquisador Dr. Patrick Rocha, autor do livro “Diabetes Controlada: o programa para controlar a diabetes e voltar a viver bem”, é possível ter melhora na qualidade de vida e reduzir a necessidade de medicação a partir de mudanças alimentares.

O cardápio para quem quer manter doenças como a diabetes sob controle ou evitar o seu desenvolvimento pode ser saboroso e saudável. Junto com o Dr. Rocha, especialista no assunto, fizemos uma lista com alguns dos alimentos mais valiosos para a saúde e que podem e devem fazer parte da rotina alimentar. Confira:

Abacate

Extremamente nutritivo e rico em gorduras de qualidade, como as presentes no óleo de oliva, que auxiliam na resistência à insulina e previne uma série de doenças relacionadas ao diabetes, como AVC e doenças cardiovasculares. Contém uma variedade muito grande de vitaminas e minerais. É rico em vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina A, vitamina E, vitamina A, cobre, manganês, magnésio, fósforo, potássio e zinco.

Salmão

A carne do salmão é rica em gorduras de qualidade, do tipo ômega 3. Esse tipo de gordura melhora a sensibilidade do paciente à insulina, e pode até mesmo prevenir o desenvolvimento do diabetes tipo 2. Além disso, esse tipo de gordura aumenta os níveis de um hormônio chamado adiponectina, que é benéfico em processos que afetam o metabolismo do diabético, como a regulação do açúcar no sangue, além de outros processos inflamatórios. Uma alternativa muito boa ao Salmão, é o consumo de sardinha e atum, que também são ricos em ômega 3 e super nutritivos.

Iogurte natural

Rico em proteínas de alto valor biológico, o iogurte integral pode ser uma boa opção para diabéticos, além de ser rico em cálcio. A presença das proteínas de boa qualidade aliadas ao cálcio melhora o funcionamento da flora intestinal, potencializando a imunidade sem alterar os níveis de glicose sanguínea. Um ponto importante é que o iogurte em alguns diabéticos pode elevar discretamente a glicose e insulina, portanto, é sempre importante monitorar.

Brócolis

Rico em vitamina C, fibras, ferro, beta-caroteno e antioxidantes, o nosso amigo verde contém também cromo, que ajuda a regular o açúcar no sangue, mantendo os níveis de energia constante. Para ter certeza de obter todos esses super benefícios, cozinhe apenas levemente o brócolis, por no máximo 5 minutos. Em geral, a presença de vegetais verdes folhosos, tais como rúcula, agrião, acelga, alface, repolho, couve-flor, brócolis é de suma importância para obtenção de vitaminas e minerais, além de proporcionar saciedade sem aumento de níveis de glicose sanguínea.

Blueberries e frutas vermelhas

Frutinhas deliciosas e antioxidantes naturais de alta potência. Elas trazem diversos benefícios para o organismo, entre eles, oferecem fitoquímicos que combatem doenças. São ricas em vitamina C e fonte de fibras.

Continua após a publicidade..