Comportamento

Usar maquiagem todos os dias faz mal à pele?




Foto: Reprodução/Divulgação

A maquiagem faz parte da rotina da mulher, mas será que ela faz mal à pele se for usada todos os dias?

“Não há problemas, desde que algumas instruções sejam seguidas: escolhendo os produtos ideais e adequados ao seu tipo de pele, não comedogênicos e também lembrando que todos os dias essa pele precisa ser higienizada e, em hipótese alguma, dormir de maquiagem”, afirma a dermatologista Dra. Thais Pepe.

Aliás, longe de fazer mal, as maquiagens podem ser benéficas: “O uso de cosméticos como base, rímel, sombra, batom, blush, entre outros, também pode ajudar a prevenir e combater o envelhecimento, dependendo dos ativos que o produto traz em sua formulação”, acrescenta. “Muitas vezes, o papel não se limita a trazer coloração, textura e uniformidade para o rosto. A maquiagem hoje tem um apelo muito grande na manutenção do equilíbrio da fisiologia e da proteção da nossa pele contra os danos ambientais.”

Benefícios além da estética

De acordo com a dermatologista, bons produtos de maquiagem podem atuar como um anteparo físico, de forma que algumas maquiagens mais modernas trazem ativos capazes de tratar a pele e contam com a presença de antioxidantes, vitaminas, ácido hialurônico, antipoluentes e substâncias que promovem efeito tensor. Além disso, eles podem ser importantes na proteção contra a radiação ultravioleta, poluição, tempo seco, ventos e luz visível.

A base facial com pigmento ou aquele protetor com cor, segundo estudos, podem fazer uma blindagem contra a luz visível, principalmente quando contam com óxido de ferro, segundo a especialista. “A luz visível pode desencadear ou piorar doenças de pele, como melasma e rosácea”, afirma. “O uso regular das sombras, junto à base do nariz e no canto medial dos olhos (áreas de difícil aplicação do fotoprotetor), forma uma película de pigmentos que protege a região dos danos da exposição à radiação ultravioleta e também diminui a chance de cancerização nessa região bastante sensível, fina e predisposta ao aparecimento das lesões.”

No caso dos batons, além de deixar os lábios mais úmidos e hidratados, eles, aqueles mais tinturados e opacos, são indicados também para maior proteção contra os danos ambientais, de forma que o uso contínuo pode diminuir o índice de formação de lesões pré-cancerosas (como as queratoses actínicas), além de funcionar como uma barreira que impede a penetração de micro-organismos.

Outro produto que pode ajudar é o rímel, que já foi destacado como uma proteção aos olhos contra agentes externos e processos infecciosos. “No geral, há um revestimento do tecido como um todo, por conta da base e pigmentos da maquiagem e do seu veículo, que provocam um processo de oclusão completa da pele, o que colabora, e muito, na sua preservação”, afirma. Mas é sempre bom lembrar que esses produtos devem ser de boa qualidade, bem formulados e de marcas conhecidas e consagradas.

Como remover corretamente

Uma das formas mais eficazes de remover a maquiagem e sujidade da pele é por meio do uso dos demaquilantes. “O papel do demaquilante é remover a maquiagem e dar maciez à pele, sem entupir os poros da face. O produto deve ter uma formulação suave, o mais natural possível, pois produtos com álcool podem fazer mal. Outro aspecto importante é a atenção que deve ser dada à composição da fórmula que deve ser paraben free (livre de parabenos), ou seja, que não contenha derivados de petróleo”, afirma a dermatologista.

O papel do demaquilante é fundamental para mulheres que usam maquiagem, uma vez que mesmo que as makes sejam de excelente qualidade, é imprescindível retirá-las antes de dormir, para que a pele possa respirar e para proteger os olhos de possíveis infecções. “À noite, a pele passa por um processo natural de regeneração e, caso a maquiagem não seja retirada, o processo é rompido, podendo causar alergias, acne e envelhecimento precoce”, afirma.

Para escolher corretamente seu produto, lembre-se de que: no geral, demaquilante em creme é ideal para peles envelhecidas, sensíveis ou secas; a versão líquida se adequa a todos os tipos de pele, até as mais sensíveis, mas nem sempre tira direito maquiagem à prova d’água; demaquilante bifásico é metade óleo, metade água, ideal para tirar o make à prova d’água, mas não é indicado para peles acneicas ou oleosas; demaquilante em leite é ótimo para pele sensível, seca ou ressecada, mas também não é indicado para a pele com acne ou pele oleosa; e em lenço pode variar na composição e ser adequado para cada tipo de pele.

Continua após a publicidade..