Comportamento

Como ter uma relação saudável e segura com a internet




Foto: Reprodução/Unsplash

Hoje em dia muito se fala sobre o uso excessivo de internet, principalmente pelos brasileiros, que são líderes em consumo dela de acordo com o GlobalWeb.com.br. Ao mesmo tempo que o consumo exagerado pode levar a problemas de saúde, principalmente a ansiedade, há vários cuidados que devem ser tomados também com a questão de segurança.

Para evitar problemas com o uso da internet é necessário tomar alguns cuidados que são simples e diários. Uma primeira dica é ter uma rotina da manhã e da noite que não englobe a internet e os seus aparelhos digitais. Ou seja, as primeiras e as últimas horas do dia não devem envolver a rede.[]

Com isso, dá para focar em outras áreas da vida, tanto fisicamente e mentalmente. Ao acordar, faça a sua rotina da manhã sem ligar nenhum eletrônico, dando tempo para priorizar o que é importante, como um bom café da manhã, atividades físicas e alguma atividade mental.

Ao ir deitar, ler um livro de ficção tomando um chá calmante (o qual pode ser tanto frio ou quente dependendo do clima) são as melhores atividades para conseguir relaxar de verdade.

Foto: Reprodução/Unsplash

Outra dica é navegar somente por sites seguros e que sigam as principais legislações e regulamentações do segmento. Seja qual for o segmento do site que você está consumindo, mas principalmente em sites de e-commerces, páginas de apostas esportivas tal como https://www.betfair.com/br, ou seu banco digital, é importante buscar por alguns sinais de segurança, já que nesses sites, você precisará colocar os seus dados financeiros.

O primeiro é o cadeado ao lado do link que mostra que o site tem uma criptografia que protege os dados. Já um antivírus de qualidade manda alertas quando acessar um site não seguro. Por fim, busque pelos selos de qualidade do site. Tenha em mente que o Brasil foi apontado como o rei do phishing, fraudes onlines, segundo https://tecnoblog.net/.

Mais uma dica é dividir o seu tempo na internet entre a sua vida profissional e a sua vida pessoal, dessa maneira você vai estar se concentrando numa atividade só de cada vez, não prejudicando nem uma coisa e nem outra. Por exemplo, na hora de responder emails do trabalho esteja 100% focado sem parar para navegar em sites de compras, e na hora de responder as mensagens dos amigos e dos familiares no WhatsApp, não fique escrevendo algo para o trabalho.

Além disso, é importante fazer um detox digital de vez enquanto, pelo menos um dia da semana. Neste dia, você não poderá acessar a internet e deverá focar em outras atividades que não precisam da tecnologia. Foque nas suas relações pessoais, sociais e familiares, priorizando as atividades no mundo real ao invés do mundo virtual.

Foto: Reprodução/Unsplash

Seguindo essas dicas será possível manter uma relação mais saudável e mais segura com a internet. Lembre-se que o seu organismo dá sempre respostas se você está usando a internet em excesso e de forma prejudicial. Além disso, usar o bom senso é fundamental para evitar o envio de dados privados e acabar sofrendo algum tipo de golpe digital.

Continua após a publicidade..