Economia & Política

Contratar seguro online é alternativa para fugir da burocracia e preço alto




Focadas em oferecer a melhor experiência ao cliente que deseja contratar um seguro com rapidez e variedade de opções, as corretoras de seguro online ganham cada vez mais espaço no mercado, principalmente entre os mais jovens.

Também chamadas de insurtechs, junção de insurance (seguro) e technology (tecnologia), essas empresas querem aproveitar os novos padrões de consumo para transformar esse tradicional setor da economia.

“Hoje, o consumidor não tem mais tempo para fazer pesquisas, conversar com vários corretores e também não quer ficar preenchendo diversos documentos e formulário”, diz Marcos Junior, CEO da Youbo, site de seguros que faz todo o processo de cotação por meio de um Chatbot inteligente.

Simplificação e variedade de opções

O grande diferencial das seguradoras online, que apostam em uma nova maneira de fechar contratos de seguros, é justamente oferecer facilidade e personalização nas propostas.

Na maioria da empresas na web, basta que o usuário acesse as plataformas e informe os principais dados para análise. Em pouco tempo, ele receberá as principais propostas, bastando escolher a melhor para ele. Depois disso, algumas seguradoras ainda pedem alguns documentos para formalização do contrato.

Tudo isso de forma online, rápida e com o usuário sempre no controle. Parece bem mais fácil do que os processos tradicionais para comparação de preços e coberturas, não é mesmo?

Em alguns casos, o processo é ainda mais inovador. Na Youbo, por exemplo, a comunicação, que antes era feita diretamente por um corretor, é iniciada por um robô. Por meio do chat bot, o usuário informa os dados e preferências e recebe as propostas mais alinhadas com as necessidades deles. Só depois das escolhas, e existindo necessidade, que um profissional da corretora entra em contato para finalizar o processo e esclarecer possíveis dúvidas.

Além da facilidade e rapidez, outra aposta das insurtechs está em oferecer uma variedade de opções de cobertura e seguro. Seja no modelo ou produto segurado, as empresas estão ampliando as áreas de atuação, oferecendo proteção em áreas que vão desde os tradicionais seguro auto e residencial, até o seguro viagem, para frotas e até educacional.

“Hoje, o consumidor tem várias outras preocupações, além do carro e da casa. Ele quer achar a proposta ideal – e muitas vezes exclusiva – para as necessidades que possui no momento”, completa Marcos Junior.

Preços mais em conta

Mesmo com as facilidade do ambiente digital, o que mais chama a atenção dos consumidores para esse novo jeito de contratar seguros na realidade é possibilidade de encontrar preços mais baixos.

Além de fazer a busca por planos em centenas de opções de seguradoras do país, garantindo assim os melhores preços praticados no mercado nacional, as corretoras online barateiam os custos do serviço já que não possuem centrais de atendimento e um time robusto de corretores, como nas empresas tradicionais. Assim, essa redução nos custos para a empresa é repassada aos clientes.

Vale lembrar que os valores de planos de seguro são atualizados quase que diariamente, trazendo mais uma vantagem aos ambientes online.

Com uma série de variáveis que influenciam nas taxas cobradas pelas seguradoras – no caso de automóveis, por exemplo, são avaliados até mesmo a cor dos veículos mais roubados durante o ano -, os preços podem mudar bastante de um perfil para o outro.

Oferecendo tecnologia para essa análise de perfil de acordo com comportamento, idade, gênero e entre outras informações, as corretores online tendem a oferecer cotações bem mais assertivas para o momento e as característica de cada cliente.

Além disso, com uma avaliação rápida, os usuários podem fazer várias cotações diferentes para encontrar o melhor preço.

Atraindo novos públicos

Além de levar o público tradicional do ambiente offline para as vantagens do online, as corretoras de seguros online ainda apostam na variedade, facilidade e nos preços mais atrativos com para converter novos tipos de clientes.

Para se ter uma ideia do tamanho desse público ainda não explorado, o Denatran informa que apenas 30% da frota nacional de carros possuem seguro auto.

“Com preços mais em conta, propostas personalizadas e novas opções de proteção, mais pessoas vão considerar um plano de seguro”, diz Marcos Junior.

O fato é que, assim como a maioria dos setores do mercado, a área de seguros está passando por uma transformação tecnológica, facilitando a vida dos profissionais e dos clientes e gerando infinitas possibilidades em um futuro próximo. A dica que fica é a pesquisa e análise criteriosa para encontrar as melhores opções para você.

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