Ciência & Tecnologia

Aplicativo ajuda identificar se nota de dinheiro é falsa ou não




Quem nunca pegou uma nota de dinheiro na mão e ficou em dúvida se era falsa ou não? Comerciantes passam por esta situação diariamente, mas além deles, o público em geral fica desconfiado ao receber uma cédula desgastada, desbotada, com rasuras ou que só de olhar, já desperta alguma suspeita. Mas, agora, isso não é mais um problema.

LEIA MAIS

+ Dicas de como limpar o seu notebook
+ Dez coisas que podem deixar a sua internet mais lenta

O Banco Central desenvolveu o Dinheiro Brasileiro, aplicativo o qual verifica os elementos de segurança das cédulas de Real. A partir do app, é possível identificar, por exemplo, o número escondido – do valor condizente – em cada nota (fica visível quando ela é colocada na posição horizontal, na altura dos olhos, em um ambiente com bastante claridade), dados flourescentes, marca d’água e ajuda em alto-relevo, forma usada para sentir as diferentes texturas do dinheiro pelo tato.

Como funciona?

Primeiro, é preciso baixar o aplicativo Dinheiro no Bolso na plataforma Andorid ou iOS de seu smartphone. Ele é gratuito e ocupa pouco espaço.

Após a instalação do app, clique nele e espere abrir.

Não tem erro para usá-lo. Escolha uma cédula brasileira de qualquer valor, posicione-a frente à câmera do celular e aguarde enquanto o aplicativo identifica os pontos, os quais devem ser vistos na nota, para confirmar se é falsa ou não.

Por existir a necessidade do uso do tato para analisar os critérios de originalidade do dinheiro, fica inviável dele dizer apenas se a cédula é verdadeira. Entretanto, os mecanismos e explicações são tão simples, que fica difícil de errar.

Observação: turistas também podem utilizá-lo, já que o Dinheiro Brasileiro está disponível em português, inglês e espanhol.

Vantagem

Prático, rápido e autoexplicativo.

Desvantagem

Alguns problemas de acessibilidade e, às vezes, trava ao ler as informações das notas. Não tem botão voltar.

Continua após a publicidade..