Ciência & Tecnologia

Grana tá curta? Veja aplicativos para controlar o orçamento




Em tempos de inflação alta, quem mais sofre é o bolso do consumidor. O aumento generalizado dos preços pode comprometer o orçamento mensal de uma família, ainda mais quando a inflação ataca, principalmente, os custos de alimentação e habitação.

Em 12 meses até maio, a inflação acumula alta de 8,47% , bem acima do teto da meta do Banco Central, de 6,5%. Neste cenário, todo cuidado é pouco para não acabar se enrolando com as compras e as despesas mensais.

LEIA MAIS

+ Descubra como enviar uma mensagem de texto a cobrar
+ Aplicativo ajuda identificar se nota de dinheiro é falsa ou não
+ Veja como mandar uma mesma mensagem para várias pessoas no WhatsApp

Por incrível que pareça, smartphones e tablets podem vir bem a calhar para organizar as finanças. Há uma série de aplicativos disponíveis que ajudam a fazer o acompanhamento das receitas e despesas. Muitas produzem gráficos e relatórios que apontam quais são os gastos que têm impactado mais o bolso do usuário.

O Terra selecionou cinco aplicativos gratuitos com funções como controle de gastos, sincronização de contas bancárias, previsão orçamentária e guia de preços em supermercados. As ferramentas são gratuitas e estão disponíveis para aparelhos que utilizam os sistemas Android e iOS.

Minhas Economias
O Minhas Economias funciona tanto na forma de aplicativo como de site. A ferramenta permite fazer o controle de gastos e de receitas, criar orçamentos e planejar as finanças. O aplicativo possibilita gerenciar as contas de diversos bancos, cartões de crédito, investimentos, financiamentos e aposentadoria. As informações ficam salvas na nuvem e podem ser acessadas em qualquer dispositivo com internet.

 Foto: Reprodução

O Minhas Economias permite fazer o controle de gastos e de receitas, criar orçamentos e planejar as finanças

Foto: Reprodução

Organizze
Com o Organizze, o usuário pode criar contas pessoais ou empresariais. Uma vantagem é que pode ser acessado mesmo em modo off-line. Os dados são armazenados e sincronizados para visualização na versão web.

 Foto: Reprodução

Organizze funciona tanto como planejador financeiro pessoal como empresarial

Foto: Reprodução

Finance
O Finance aposta numa interface com ícones ilustrativos para facilitar a divisão de despesas. A partir daí, o aplicativo cria gráficos que apontam quais pesam mais no orçamento. Também é possível cadastrar compras parceladas, criando uma previsão de saldo dos próximos meses. O usuário tem acesso a contas com base em real, dólar, libra esterlina e euro.

 Foto: Reprodução

Aplicativo Finance aposta numa interface com ícones ilustrativos para facilitar a divisão de despesas

Foto: Reprodução

GuiaBolso
Cadastrando as contas bancárias e os cartões de crédito, o GuiaBolso sincroniza todas as transações automaticamente. A ferramenta organiza as despesas em categorias, como mercado, transporte, lazer, etc. Com os gráficos, o usuário tem a possibilidade de estudar seu orçamento e ver para onde o dinheiro está indo.

 Foto: Reprodução

O GuiaBolso organiza as despesas em categorias, como mercado, transporte, lazer, etc

Foto: Reprodução

Facilista
Os residentes de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais podem ter uma ajuda na hora de decidirem ir ao mercado. O aplicativo Facilista conta com uma base de dados que aponta em quais estabelecimentos próximo ao usuário estão os produtos mais baratos. A ferramenta também serve para montar uma lista de compras. O recurso de geolocalização ajuda a encontrar, em tempo real, os melhores preços nos mercados mais próximos.

 Foto: Reprodução

Quem mora nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais pode contar com o Facilista para pesquisar preços antes de ir ao supermercado

Foto: Reprodução

Continua após a publicidade..