Ciência & Tecnologia

Sabe o que é Spoofing? Criminosos podem estar usando seu e-mail para ataques na rede




Conteúdo produzido por McAfee

Criatividade para o mal é o que não falta no submundo de quem usa a internet para cometer crimes. É assim que alguns hackers conseguem enganar os usuários da rede usando um truque que é aparentemente simples: o spoofing.

Mas o que é o spoofing? É uma técnica que altera o remetente da mensagem para que a vítima abra os e-mails infectados por vírus. Isso acontece porque a mensagem maliciosa chega na caixa de e-mail com o remetente de alguém conhecido ou alguma empresa familiar.

Mas os cibercriminosos vão além, e fazem de tudo para que as mensagens pareçam atraentes e verdadeiras, para que não levantem nenhuma suspeita de crime. Essa artemanha é conhecida como phishing, quando o hacker mascara o e-mail com algum tipo de promoção que atraia a atenção do usuário, e faça com que ele clique em algum link infectado com vírus.

Esses geralmente são spams que e-mail invadem a caixa de mensagem dos usuários e podem ser perigosos. Para não cair em mais uma ameaça virtual, é preciso ter atenção. Infelizmente, não há como impedir que esses e-mails cheguem até você, mas é possível ficar livre de vírus apenas tomando alguns cuidados:

LEIA MAIS

+ Já recebeu conteúdo inapropriado pela internet? Denuncie, isso é crime

+ Atualmente os golpes mais comuns são praticados por email, sms e whatsapp

– Cheque as formatações na mensagem recebida, como o seu cabeçalho, no qual poderá encontrar o nome e endereço do verdadeiro emissor do correio eletrônico.

– Leia o e-mail e procure por palavras e informações erradas. Isso será o indício de que você está lendo um e-mail falso.

– Não faça downloads direto de e-mails.

– Se abriu algum e-mail suspeito, varra seu computador com um antivírus completo e delete qualquer ameaça encontrada por seu programa de segurança.

– Acione a ferramenta antispam do seu e-mail.

Lembre-se bancos e operadoras de telefone não pedem informações pessoais por correio eletrônico, se receber algum e-mail com essas solicitações, entre em contato por telefone com a prestadora de serviços.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site http://www.mcafee.com/br

Continua após a publicidade..