Ciência & Tecnologia

Internet 3G ou 4G? Confira dicas para saber qual é a melhor para você




Conteúdo produzido por Bem Mais Seguro


Os aficionados por tecnologia que não abrem mão da estimada internet no celular, e que querem se desvencilhar de qualquer tipo de constrangimento na hora de pedir a senha do Wi-Fi alheio, sempre buscam alternativas para um acesso online mais rápido e eficiente.

Contudo, um certo dilema paira no ar na hora de escolher a tecnologia de transmissão que mais compensa e se adequa às necessidades do usuário; optar pelo velho conhecido 3G, ou apostar nas redes 4G que prometem mil e uma maravilhas?

Essa nova tecnologia aportou no país já faz algum tempo, mas muitos internautas ainda questionam os prós e contras que implicam seu funcionamento.

Tecnologia 4G

No Brasil a tecnologia utilizada para o 4G, que é nada mais que a quarta geração de internet móvel, segue o padrão LTE (Long Term Evolution), quase que unânime em outras partes do mundo. Mesmo assim, em uma eventual compra no exterior, deve-se tomar cuidado na hora de escolher um celular que se adeque a banda 7 (2.600 MHz) compatível no nosso país.

Internet mais rápida? Sim

Mas a internet fica de fato mais rápida? Sim. A velocidade média varia de 5 Mbps até 12 Mbps, enquanto a do 3G fica entre 1 Mbps e 3 Mbps. Certamente possui o desempenho mais veloz que a tecnologia antecessora. Mas essa vantagem compensa na hora de adquirir um pacote com a operadora?

A princípio os planos mais básicos de internet mensal por 4G saem muito mais caros que o convencional 3G, e são recomendados para usuários que impreterivelmente vão se utilizar da reprodução de vídeos em alta definição, ou baixar algum conteúdo pesado.

Um bom 3G, de forma alguma está obsoleto, pois continua dando conta do recado, principalmente durante a navegação pela web. E neste quesito, pouco se diferencia da nova tecnologia. Ou seja, se a internet móvel mais rápida não for um caso de vida ou morte, a opção escolhida será o bom e velho 3G.

Faça uma Cotação de Seguro com a Bemmaisseguro

Continua após a publicidade..