Ciência & Tecnologia

Segurança online: 5 dicas para proteger sua empresa




Pendrives infectados, e-mails com links ocultos ou sites maliciosos: as ameaças digitais estão por todos os lados. Dos usuários domésticos às grandes corporações, ninguém está livre da ação dos criminosos virtuais. Mas é possível minimizar os riscos. Neste artigo, vamos apresentar algumas alternativas para que você possa aperfeiçoar a segurança online da sua empresa. Boa leitura!

Falta de segurança online gera prejuízos

De acordo com o relatório Net Losses: Estimating the Global Cost of Cybercrime, produzido pelo Center for Strategic and International Studies (CSIS) em parceria com a Intel, os ataques cibernéticos custam à economia global mais de US$ 445 bilhões anualmente.

No dia a dia, as intervenções maliciosas afetam o desempenho das empresas de diferentes maneiras. Entre as consequências mais comuns, é possível citar:

  • Interrupção do trabalho;
  • Perda de dados e informações;
  • Prejuízo financeiro em transações não autorizadas;
  • Danos aos equipamentos.

Mas como evitar esses problemas?

5 dicas para proteger sua empresa

Listamos, a seguir, cinco dicas para você melhorar a proteção da sua empresa aos ataques cibernéticos. Confira:

1. Atenção às senhas

Adote senhas longas, com letras maiúsculas e minúsculas, além de números e caracteres especiais. Não use a mesma senha para o acesso a diferentes dispostivos e procure modificá-las em intervalos regulares. Por fim, não deixe as senhas registradas em anotações espalhadas pelo escritório.

2. Invista em tecnologia

Há diversos softwares contra malware e spyware à disposição no mercado, com diferentes níveis de proteção. Você vai encontrar de serviços gratuitos a mecanismos caros e complexos. A decisão vai depender do seu nível de exigência e do quanto está disposto a investir. Fique atento, também, aos programas de proteção e verificação para e-mails.

3. Capacite sua equipe

No relatório IBM Security Services 2014 Cyber Security Intelligence Index, que abrange dados de clientes em mais de 133 países, a IBM identificou que ” erros humanos ” estavam relacionados a 95% dos incidentes investigados em 2013.

Ou seja, não basta dispor do melhor serviço de proteção: é necessário engajar e capacitar a equipe. Ofereça treinamentos para os colaboradores e mobilize-os para garantir a segurança online da sua empresa.

4. Evite conexões públicas de wi-fi

Ao utilizar conexões públicas, você expõe seus dados e equipamentos. Se for realmente necessário operar nessas condições, evite acessar conteúdos sigilosos, que demandem cadastros e senhas.

5. Fique de olho na conta bancária

Se você ainda não possui um sistema de alertas para grandes transações – seja por e-mail, por telefone ou por mensagem de texto -, entre em contato com o seu banco e solicite o serviço. Dessa forma, você evita operações não autorizadas e pode atuar rapidamente em caso de fraudes.

Por fim, vale lembrar que as dicas de segurança online são válidas para todas as empresas que possuem serviços em rede , mas merecem especial atenção daquelas que trabalham com soluções em nuvem.

Embora seja impossível ficar 100% imune a ataques cibernéticos, o acúmulo de proteções dificulta o trabalho dos criminosos e pode contribuir para afastá-los da sua empresa.

Continua após a publicidade..