Ciência & Tecnologia

Seis dicas para evitar problemas e sustos online




Os avanços tecnológicos servem para simplificar a realização de tarefas diárias e se beneficiar deles, seja para atividades profissionais, esportivas, lazer, familiares ou para empreender. Contudo, essas facilidades não podem colcoar em risco à sua segurança e das pessoas que ama.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Kaspersky Lab, 64% das mulheres conhecem os riscos das fraudes cibernéticas, em comparação com 59% dos homens. Apesar disso, elas deixam que outras pessoas, como filhos, amigas e colegas, usem seus dispositivos eletrônicos com mais frequência (36% das usuárias, em comparação com 28% dos usuários).

Para não passar sufoco ou ter dor de cabeça, confira seis dicas de como se proteger de crimes cibernéticos:

1) Controle o acesso das crianças à internet

É importante saber quais são as páginas acessadas por seus filhos, não apenas para protegê-los de conteúdo inadequado ou maliciosos, mas também para acompanhar e orientar o acesso às redes sociais e evitar o contato com pessoas desconhecidas ou conversas abusivas (ciberbulling). Também é importante ter cuidado com os tipos de aplicativos que os menores instalam em seus tablets e smartphones, pois eles podem incluir malware ou conceder permissões de acesso às informações armazenadas nos dispositivos.

2) Cuidado com os sensores de impressão digital

Muitos dispositivos móveis estão equipados com um sensor de impressão digital que dá acesso ao conteúdo do dispositivo. Diferente das senhas, uma impressão digital sempre estará vinculada ao usuário. Por isso, é recomendável usar o dedo mindinho ou o dedo médio da mão oposta à usada para escrever para configurar o acesso. É menos provável que a impressão desses dedos fique nas superfícies dos dispositivos, reduzindo a possibilidade de usá-la para fins não autorizados.

3) Cuidado com as ofertas e os descontos

Recomenda-se fazer compras online somente em sites conhecidos e de reputação confirmada. Verifique o URL de todas as páginas em que você realiza transações financeiras, pois pode ser criada uma “réplica” das páginas para fazer o usuário acreditar que está em um site verdadeiro quando, na verdade, a página falsa coletará as informações financeiras da vítima.

4) Crie senhas seguras

Hoje em dia, há muitos serviços e é fácil cair na tentação de definir a mesma senha para várias contas. Porém, esse é um dos comportamentos que nos torna mais vulneráveis a ataques cibernéticos. Não se deve incluir datas de nascimento e nomes próprios ou de familiares nas senhas, pois é fácil adivinhá-los (basta acessar os perfis da pessoa nas redes sociais). Quando se usa caracteres não alfanuméricos, como “!@#$”, a senha oferecerá mais proteção. Também é importante considerar o número de caracteres utilizados; quanto mais caracteres, mais segura ela será. S

5) Proteja seus dispositivos móveis

As soluções de segurança já entram no cotidiano do usuário de laptop, mas seus dispositivos móveis, como tablets ou smartphones, contêm informações que devem ser protegidas com o mesmo cuidado.

6) Não compartilhe informações demais nas redes sociais

As redes sociais nos permitem manter o contato com nossos conhecidos, amigos e parentes. Elas podem ser usadas como ótimas ferramentas de comunicação, mas também podem nos deixar vulneráveis, se não tomarmos cuidado ao publicar informações privadas. A melhor maneira de evitar problemas é permitir que apenas nossos contatos acessem nosso perfil e compartilhar informações de forma limitada.

Continua após a publicidade..