Ciência & Tecnologia

Qual a diferença entre deletar e colocar um vírus em quarentena




Foto: Reprodução

Os crimes virtuais não param. A todo instante, um hacker cria ou desenvolve algum vírus que pode invadir ou danificar o computador e o dispositivo móvel do usuário. Para se ter ideia, um levantamento realizado pela Internet Security Threat Report (ISTR 2016), da Symantec, aponta que 1,179 milhão de malwares foram criados por dia, em 2015, no mundo. Além disso, a empresa de segurança digital identificou 430,5 milhões de programas maliciosos, no mesmo período. Isso indica um avanço de 35% em relação a 2014, com 317 milhões.

Por causa dos vírus, a internet torna-se vulnerável a ataques de softwares maliciosos, os quais conseguem passar despercebidos e infiltrarem-se nos sistemas de smartphones, notebooks e PCs. Contudo, se houver um antivírus instalado no aparelho, ele oferecerá duas opções ao identificar um arquivo maligno: colocar em quarentena ou deletar.

Mas qual a diferença entre um e outro?

LEIA MAIS

+ Conheça os perigos de vírus no celular
+ Existe jeito certo de criar uma senha segura?
+ 7 programas e aplicativos mais vulneráveis a vírus
+ Novo vírus se disfarça de Pokémon GO para invadir celulares

Deletar

Quando se quer apagar de vez um arquivo infectado, no caso, o vírus, recomenda-se excluí-lo. Entretanto, o antivírus pode indicar que há malwares em programas que são fundamentais para o bom funcionamento do computador ou do dispositivo. Isso significa que, se deletado, o aparelho eletrônico não funcionará como era antes.

Quarentena

Para não correr o risco de perder a configuração do sistema ou de deixá-lo lento, o antivírus oferece a opção de ‘enviar’ o vírus para quarentena. Nesta situação, a ameaça não é deletada ou apagada, pelo contrário. O malware fica em uma determinada área, por um tempo, na qual não afeta o uso do PC ou do celular. Esta é uma boa alternativa para quem não conhece direito o que está excluindo e garante um tempo maior para o antivírus buscar mais problemas relacionados ao vírus encontrado.

Gostou da matéria? Siga a McAfee no Twitter e fique sempre por dentro das dicas de segurança digital.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..