Ciência & Tecnologia

Adware: Aprenda a se proteger de propagandas maliciosas




Foto: Mundo Positivo

Adware é um termo criado a partir da junção das palavras em inglês “ad”, que significa propaganda, e “software”, que vem do termo programa. Ou seja, o adware é um programa malicioso especializado em exibir anúncios sem autorização no computador do usuário.

Normalmente, eles aparecem no formato de pop-up — aquelas janelinhas incômodas que abrem pelo desktop do usuário com inúmeras propagandas indesejáveis.

LEIA MAIS

+ Golpe promete foto de Neymar e causa prejuízo a usuários
+ Chamado de ‘João’, malware ataca jogos em sites brasileiros
+ Novo golpe do WhatsApp promete internet grátis para usuários
+ Hackers exploram falha do Instagram para invadir perfis bloqueados

Veja como se previnir de um adware:

Evite navegar em sites suspeitos

É sempre bom conferir se o site que você está navegando é seguro e livre de malwares (como os adware e spywares). Confira dicas de como navegar com segurança na internet.

Não faça downloads desconhecidos

Programas desconhecidos ou páginas online duvidosas podem conter vírus e instalar adware no seu computador, sem ao menos você perceber. Por isso, não faça downloads em sites não-oficiais ou permita instalações indevidas em seu PC ou dispositivos móveis.

Tenha um antivírus completo

Muitas vezes, o internauta tem um malware e nem se quer desconfia que o computador está infectado. No caso dos adware, como eles são mais aparentes, é possível perceber claros sinais de que alguma coisa está errada. Alguns antivírus possuem ferramentas para remoção de adwares e spywares, além disso, as ferramentas de segurança são capazes de avisar quando uma página ou um arquivo está infectado, prevenindo a contaminação.

Por este motivo, é sempre bom executar os programas de segurança em seu computador, e deixá-los sempre atualizados.

Foto: Mundo Positivo

Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..