Ciência & Tecnologia

Cinco passos para deixar o seu computador mais seguro




Foto: Reprodução/Divulgação

No simples ato de abrir e fechar os olhos, o mundo ao nosso redor já se transforma. O que não muda é o modo como devemos encarar as transições da tecnologia: com bastante cautela. Se você tem um computador em casa, no trabalho ou usa um portátil, é preciso ter uma coisa em mente: a segurança digital é essencial para levar uma vida tranquila.

Há cinco coisas que você pode fazer em seu PC que irão aumentar a segurança e melhorar o modo utiliza a máquina. Quer saber como? Confira as dicas a seguir:

LEIA MAIS

+ Como se proteger do famoso ‘Cavalo de Troia’
+ Cinco dicas de proteger o seu WhatsApp de hackers
+ Loapi: o vírus com poder de acabar com o seu celular
+ Saiba como proteger o número do seu CPF na internet
+ Criminosos usam loja de chocolate para roubar dados online das pessoas

A tecnologia muda a cada dia, o que não muda é o modo como devemos encará-la: com bastante cautela. Se você tem um computador em casa, e adora usar a internet, seja para a escola, trabalho ou diversão, é preciso ter uma coisa em mente: a segurança digital é essencial para quem quer levar uma vida tranquila.

Há cinco coisas que você pode fazer em seu computador que irão aumentar a segurança e melhorar o modo que você usa a máquina. Quer saber como? Veja as dicas!

1. Atualizar o Windows

É possível configurar este recurso para torná-lo automático. Ou, se preferir, você pode forçar essas atualizações indo ao botão Iniciar > Painel de Controle > Sistema e Segurança, e depois selecionar a opção de Windows Update.

2. Instalar um bom antivírus

Ter um bom antivírus na máquina é indispensável, porque é por meio do programa de segurança que o vírus, e outros tipos de malwares, são detectados e deletados. Essas pragas digitais podem causar danos ao computador e servirem de porta de entrada para cibercriminosos, que roubam informações e arquivos dos usuários.

3. Ativar o firewall

Para ativar o seu firewall é preciso fazer os seguintes passos: Clique no botão Iniciar > Painel de Controle. Na caixa de pesquisa, digite firewall e clique em Firewall do Windows. No painel esquerdo, clique em Ativar ou Desativar o Firewall do Windows. Clique em Ativar o Firewall do Windows em cada local de rede que você queira proteger e, por fim, clique em OK.

4. Hábitos de navegação seguros

Seja um usuário que pensa em segurança no mundo digital. É necessário estar sempre atento às certas regras para garantir uma navegação com mais tranquilidade. Por exemplo, muito cuidado ao realizar downloads – principalmente os “gratuitos”. Evite expor dados pessoais nas mídias sociais, elas são uma excelente forma de manter o contato com parentes e amigos, mas também é uma ótima maneira para que ladrões de identidade possam preparar um perfil baseado nos dados de outras pessoas. Aprenda como realizar compras na Internet com segurança, e faça da comodidade das compras online a sua aliada. Crie senhas fortes e muito cuidado ao abrir e-mails. Suspeite de e-mails mal configurados, mesmo vindos de remetentes conhecidos, e nunca clique em links recebidos por e-mail. É recomendável sempre buscar diretamente o site oficial do conteúdo.

5. Cuidado com dispositivos móveis

Tenha muito cuidado ao conectar dispositivos móveis na máquina, pois eles podem transmitir vírus para a sua máquina. Antes de usar o pendrive, HD externo ou até mesmo o smarphone, varra o dispositivo com o antivírus.

Foto: Reprodução/Divulgação

Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..