Ciência & Tecnologia

Aprenda a proteger a sua reputação na internet




Foto: Reprodução/Divulgação

Foi-se o tempo em que o histórico escolar era pedido para falar algo a mais sobre você. Hoje, basta jogar um nome no Google para conhecer o passado, presente e até mesmo o futuro de alguém. Por isso, em tempos de Facebook, YouTube, Instagram e Twitter, é bom tomar cuidado sobre o que você diz e o que dizem ao teu respeito.

Até mesmo publicações antigas são visíveis em sites de busca e, certas informações, podem prejudicar a sua vida pessoal e profissional. Tanto que, é cada vez mais comum, empresas monitorarem funcionários na internet para analisarem se a postura deles é compatível com a das companhias. Além disso, criminosos online estão sempre interessados em ir atrás da vida das pessoas para, assim, se apossarem das identidades delas. É preciso muito cuidado!

LEIA MAIS

+ Como se proteger do famoso ‘Cavalo de Troia’
+ Cinco dicas de proteger o seu WhatsApp de hackers
+ Loapi: o vírus com poder de acabar com o seu celular
+ Saiba como proteger o número do seu CPF na internet
+ Criminosos usam loja de chocolate para roubar dados online das pessoas

Veja, a seguir, como proteger a sua vida online:

Sites de buscas

Procure seu nome e sobrenome nos sites de busca e analise o resultado. Depois, faça uma busca mais concentrada para avaliar o contexto. É importante colocar seu nome entre aspas, pois isso diminui as chances do mecanismo de busca errar o alvo da pesquisa. Por fim, busque o seu nome mais uma palavra-chave, como por exemplo: “João Moura + estudante”. Esta fórmula vai trazer resultados acadêmicos desta determinada pessoa.

Busca mais detalhada

Use a fórmula da busca mais específica: procure por seu nome ao lado de algum endereço importante de onde foi ou mora; nome dos pais; números de documentos; telefones; e empresas que já trabalhou. É importante saber se o seu número de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o número dos seus cartões de crédito não aparecem em nenhum site de busca.

Redes Sociais

Monitore a privacidade das suas redes sociais. Ter uma rede social aberta para todos, pode atrair a atenção de quem não desejamos. Fique atento também às informações compartilhadas por seus amigos, porque pode haver algo relacionado a você.

Blogs

A mesma regra funciona para os blogs. Cuidado com o que você escreve, esse tipo de diário online expõe bastante a sua vida pessoal. Verifique também o que estão escrevendo sobre você. Se você encontrar informações publicadas, as quais não deveriam estar na rede, peça ao responsável para deletar a postagem.

Evite o roubo de informações

Para manter seus dados seguros, mantenha suas informações pessoais sempre no modo confidencial. Seja igualmente cuidadoso com o compartilhamento de informações off-line e, antes de passá-las a organizações, procure saber como elas serão usadas.

Cuidado com seu linguajar e conteúdo

Tenha sempre em mente que qualquer pessoa pode ler tudo o que você escreve na internet.

Lembre-se

A maioria dos sites possui uma política para a retirada de conteúdo do ar. Se você se sentir lesado, entre em contato com o administrador imediatamente.

Foto: Reprodução/Divulgação

Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..