Ciência & Tecnologia

Hackers usam SPC/Serasa para roubarem dinheiro pelo WhatsApp




Foto: Reprodução/Divulgação

Assim como nem tudo o que reluz é ouro, nem tudo o que se lê na internet deve ser levado a sério – ainda mais quando o assunto é WhatsApp.

Com quase 13 milhões de desempregados no país e 62 milhões de inadimplentes, o saldo negativo nos bancos assombra os brasileiros. Por isso, cibercriminosos criaram o golpe do empréstimo para negativados.

LEIA MAIS

+ Cinco golpes mais comuns na internet
+ Como combater um vírus compartilhado no WhatsApp
+ Brasil é o 2º país que mais comete ciberbullying no mundo
+ Vítima escapa de golpe por WhatsApp e ladrão questiona erro

Como funciona

O sonho do nome limpo surge por meio de mensagens no aplicativo de conversas.

Bandidos se passam por profissionais de financeiras e explicam como funciona o repasse de até R$ 5 mil sem consulta ao SPC/Serasa. Basta fornecer alguns documentos e dados pessoais.

Em meio às preocupações pela falta de dinheiro, a proposta parece ser tentadora. Porém, é aí que mora o perigo.

Para agilizar o cadastro e transferir o montante acordado, os golpistas pedem que “algumas taxas” sejam pagas ou depositadas. Logo, além de ser enganada, a vítima tem a vida exposta por informações repassadas pelo WhatsApp e prejuízo de extorsão.

Estado de alerta

Desconfie de abordagens online; não clique em links suspeitos; não passe dados particulares; e procure a delegacia mais próxima para registrar um boletim de ocorrência, caso receba qualquer abordagem. Afinal, qualquer forma de extrair e furtar dinheiro é visto como crime.

Foto: Reprodução/Divulgação

Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..