31°C 19°C

São Paulo, SP

27°C 15°C

Curitiba, PR

28°C 18°C

Belo Horizonte, MG

34°C 18°C

Rio de Janeiro, RJ

27°C 16°C

Porto Alegre, RS

29°C 23°C

Salvador, BA

Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016 - 13h05

Mais de 277 mil candidatos farão o Enem neste final de semana

Agência Brasil

 

Neste final de semana, dias 3 e 4, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado para 277.624 candidatos impedidos de fazer a avaliação nos dias 5 e 6 de novembro. O esquema da segunda aplicação será semelhante ao da primeira. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. As provas começam a ser aplicadas às 13h30.

 

No primeiro dia, os candidatos terão quatro horas e 30 minutos para responder a 90 questões das áreas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia, serão cinco horas e 30 minutos para as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

 

Os locais de prova estão disponíveis na Página do Participante e no aplicativo do Enem 2016, nas plataformas Android, iOS e Windows Phone.

 

O estudante deve levar um documento original com foto válido e caneta esferográfica preta fabricada em material transparente. É proibido o uso de qualquer equipamento eletrônico. Celulares devem ser desligados e colocados dentro em embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador.

 

Gabarito e resultado

Os gabaritos das provas serão divulgados na quarta-feira (7) na Página do Participante e por meio do aplicativo Enem 2016. Os resultados estarão disponíveis para todos os candidatos, tanto os que fizeram a primeira quanto os que participaram da segunda aplicação, no dia 19 de janeiro.

 

Segunda aplicação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ao todo, as provas serão aplicadas em 165 municípios e 418 locais de prova. Não haverá exame apenas em quatro estados: Roraima, Acre, Amazonas Amapá.

 

Do total de candidatos que farão a segunda aplicação, 273.521 (98,52%) não puderam participar do Enem regular por causa das ocupações em escolas, universidades e institutos federais, e 4.103 (1,47%) foram afetadas por contingências como a interrupção do fornecimento de energia elétrica.

 

Minas Gerais tem o maior número de inscritos para a segunda aplicação: 72.302 pessoas. Outras unidades federativas que se destacam são o Paraná (43.617), a Bahia (37.927), o Espírito Santo (23.486), Pernambuco (17.155) e o Rio de Janeiro (16.451).

 

As provas serão diferentes daquelas aplicadas no início do mês, mas manterão o nível de dificuldade, o que, de acordo com o Inep, garantirá a isonomia entre os candidatos.

 

Vazamento

Na quinta-feira (1°) o Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) divulgou relatório da Polícia Federal no qual a PF constata que as provas do Enem vazaram para pelo menos dois candidatos, que foram presos e estão eliminados do exame. O Ministério da Educação (MEC) afirma que o exame não será cancelado e que a punição se restringirá aos envolvidos. O MEC garante ainda que a aplicação neste final de semana está mantida.

 

publicidade:

publicidade:

publicidade: