Carreira & Educação

Cinco dicas para afastar a preguiça e estudar a distância




Foto: Reprodução/Divulgação

Levantamento recente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) aponta que o número de estudantes de ensino a distância chegou a 1,8 milhão, apenas em 2017 — o equivalente a 21,2% do total de matrículas em todo o ensino superior.

Uma das dificuldades encontradas para quem ainda tem receio com a modalidade, é a de estruturar a flexibilidade de tempo e dedicação a0 estudo não presencial.

Quer saber como melhorar isso? Confira as dicas incríveis da coordenadora de atendimento em EAD da UniCarioca, Fernanda Guimarães:


1. Crie um cronograma

Você precisa de tempo suficiente para revisar as matérias abordadas em aula. Portanto, organize seu material de estudo, montando um planejamento. As metas traçadas devem ser tangíveis. Uma boa dica é começar a estudar com algumas semanas de antecedência e programar os horários de estudos. É importante também priorizar as matérias que você tenha mais dúvidas, pois, se existem disciplinas mais difíceis, o ideal é que o tempo dedicado a elas seja maior.

2. Comece a estudar antecipadamente

Tudo deve ser feito em um tempo hábil para que possa ser visto e relembrado. Pegar um caderno somente um dia antes da prova aumentará o seu nervosismo. Organize seu estudo e inicie de forma antecipada.

3. Fuja das distrações

Outro ponto importante é manter o foco na hora da preparação: fique afastado do celular, videogame e TV se for preciso. Tenha disciplina também para usar o computador somente para este fim e não desvie para as inúmeras possibilidades de navegação na internet, como as redes sociais.

4. Faça resumos das matérias

Uma ótima dica é fazer resumos. Deixe-os sempre à mão para facilitar a dinâmica de estudos, pendurando os textos na parede, na geladeira ou colocando-os no criado-mudo para ler e reler antes de dormir. Assim, sempre que tiver um tempo livre, você dará uma olhada neles.

5. Procure fontes alternativas

A internet ajuda muito nesse aspecto, além da bibliografia indicada na disciplina que está cursando, sempre disponível nas bibliotecas do seu polo.

Continua após a publicidade..